MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Pedritense vence maratona em Santa Cruz do Sul

Em 09/11/2023 às 14:29h

por Amanda Tecchio Pires

Pedritense vence maratona em Santa Cruz do Sul | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Reprodução /JM

O pedritense Leonidas Maciel Neto, de 31 anos, venceu, neste domingo, dia 5, a maratona geral de 42 quilômetros de Santa Cruz do Sul. Com o tempo de 2h e 48m e 1s, o atleta conversou com o JM e relatou que está há cinco anos praticando o atletismo, sendo federado há 3 anos.

A corrida surgiu na vida de Neto em um período de dificuldades e encontrou no esporte uma oportunidade de recomeçar sua vida. Esta foi a 5ª maratona que disputou. Ao longo da entrevista, lembrou que seu irmão, Alessandro Machado Brum, também competidor de alto rendimento, viu nele o potencial de corredor e foi seu treinador por um período - atualmente ele está federado pela Associação de corredores de Farroupilha do Sul (CORF), na equipe do Lázaro Velasques.

A primeira maratona de Neto foi na cidade de Bento Gonçalves, onde ficou em 9º lugar. Seu melhor tempo foi na corrida internacional em Porto Alegre, onde ficou entre os 100 melhores, com o tempo de 2h e 41m e 57s - foi através desta maratona que viu o potencial de participar das provas de 42 quilômetros. Também fez a volta na Ilha dos Marinheiros, onde se classificou em 3ª lugar em geral nos 25 quilômetrosm em 2019, e, em 2020, se consagrou campeão da meia maratona em Pelotas. Ainda correu na maratona de Xangri-lá, quando foi vice-campeão, em 2022, e fez também a TTT, que é uma das maiores provas do litoral gaúcho, com 84 quilômetros em disputa de quatro, onde obteve a 4ª colocação na geral. 

Este começo de ano também realizou a ultramaratona em Caxias do Sul, em que disputou a modalidade de 50 quilômetros e se consagrou campeão, com 3h 43m e 17s. Foi através desta competição que se programou, com seu treinador, para competir a ultramaratona de 100 quilômetros, em busca do índice para a seleção brasileira. Depois desta prova, sofreu uma lesão e voltou a competir há três meses - neste período, voltou a participar das provas e competiu em Santa Maria, onde ficou em 6º colocado na geral,chegando até Santa Cruz do Sul, onde conquistou o primeiro lugar. 

O pedritense afirma que o esporte transforma e muda a vida das pessoas e que ama estar correndo, treinando e competindo, que se sente alegre e que o esporte, para ele, 'é tudo'. Para 2024, tem como objetivo principal, no começo de fevereiro, disputar a maratona em Bento Gonçalves, como uma preparação para a maratona internacional em Porto Alegre, que ocorre em julho, considerada como uma dos seus principais objetivos, onde quer baixar o seu tempo de 2h e 41m, e também baixar o índice para o ranking para realizar a maratona do Brasil. Mais adiante, buscará índice para uma prova internacional fora do Brasil, assim como mantém o objetivo a ultramaratona de 100 quilômetros ainda sem local e data definidos, para atingir índice para a seleção brasileira.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br