MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Curso de Jornalismo da Urcamp obtém nota máxima em prova do Enade

Em 02/11/2023 às 16:18h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Curso de Jornalismo da Urcamp obtém nota máxima em prova do Enade | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Acadêmicos realizaram prova em 2022 - Arquivo/JM

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados das provas da edição de 2022 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Conforme publicado pela Agência Brasil, apenas 5,5% dos cursos superiores do país atingiram o conceito 5, a nota máxima. Dos quase 10 mil cursos avaliados, 487 apresentaram o melhor desempenho. Dentro desse contexto, estão dois cursos da Urcamp: Jornalismo, no campus Bagé, e Ciências Contábeis, de Alegrete.

O Enade, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico.

Em 2022, o Enade avaliou cursos de 26 áreas, como administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo. Quase 600 mil estudantes de 1,8 mil instituições participaram.

Presente na lista dos cursos que tiveram o melhor desempenho, o Jornalismo da Urcamp é conhecido pela característica de atividades práticas junto à comunidade. Numa avaliação dos fatores que influenciaram a nota máxima, o coordenador Glauber Pereira considera a relação estreita entre o ambiente acadêmico e o mercado de trabalho, a começar pelos professores, que além da titulação, contam com larga experiência profissional. “Todos nossos trabalhos são resultantes de projetos junto à comunidade e de extensão. Nesse contexto já surgiram vários documentários e reportagens. Nos destacamos, também, por fazer parcerias com eventos e iniciativas locais, o que garante uma atividade jornalística plena, exercitando, na prática, aquilo que se adquire e se discute nas aulas”, argumenta. Um dos exemplo é a parceria com o Festival Internacional de Cinema da Fronteira, em em que os estudantes de Jornalismo da Urcamp produzem Cinejornais diários, com os bastidores do que aconteceu em dia do evento.

Em relação ao desempenho no Enade, Pereira também ressalta a preparação prévia que os estudantes foram submetidos. “Os alunos participaram efetivamente disso, realizando provas e exercícios sempre voltados ao modelo proposto pelo Enade. Tenho certeza que os treinamentos que fizemos colaboraram diretamente para o dia da prova”, enfatiza.

Sobre os impactos positivos que a nota máxima no exame pode trazer para o curso de Jornalismo, Pereira aponta é o reconhecimento na comunidade, no sentido da consolidação do oferecimento de uma graduação de qualidade e que corresponde ao que o mercado de trabalho necessita. “O impacto é o reconhecimento, no sentido de demonstrar para nossa comunidade o tipo de trabalho que oferecemos. Reforçar o valor do Jornalismo, com um curso de qualidade, mas também, de que o Brasil precisa do serviço do Jornalismo e a busca constante pela liberdade de imprensa”, salienta.

Por fim, Pereira faz uma relação com o slogan do curso, que é “para entender o mundo antecipar o novo”. Assim, crê na importância do Jornalismo para a comunidade. “Isso significa que precisamos do conhecimento e da técnica para entender o cenário atual, mas também estar preparado para as possibilidades e ferramentas. Trabalhamos o jornalismo convencional com todas as novas mídias que surgem. Reunimos isso e atendemos as demandas da comunidade”, finaliza.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br