MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Urcamp investe em antena Starlink para qualificar acesso à internet

Tecnologia de ponta foi desenvolvida pela SpaceX, do magnata da tecnologia Elon Musk

Em 02/09/2023 às 18:06h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Urcamp investe em antena Starlink para qualificar acesso à internet | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Acompanhamento do sinal feito pelo aplicativo Foto: Samuel da Rosa/Especial JM

Sempre em busca de inovação e melhorias na estrutura para garantir o melhor atendimento à comunidade acadêmica, a Urcamp investiu em uma tecnologia de ponta para garantir o acesso à internet de qualidade, inicialmente para o campus rural de Alegrete. A partir da instalação, a instituição vai garantir velocidade seis vezes mais rápida e com melhor custo-benefício.

Sob a orientação da Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) da Urcamp, liderada por Fernando Fagonde, a decisão de adotar a Starlink foi tomada quando a tecnologia se tornou disponível no Brasil. Com mais de quatro mil satélites em órbita, a antena estabelece uma conexão direta com esses satélites, permitindo que a internet trafegue por meio deles.

Idealizada pelo magnata da tecnologia Elon Musk, a tecnologia está em fase de testes pela equipe da ATI, em Bagé, há aproximadamente 20 dias. Uma vez concluídos os testes, a antena será implantada no campus rural de Alegrete. Embora não haja previsão para implantação em outros campi, a performance em Alegrete servirá como base para avaliar a possibilidade de expansão para outras unidades da Urcamp.

Fagonde explica que, até então, a mensalidade de R$ 1,2 mil era paga por uma conexão que atendia com uma velocidade inferior o campus rural de Alegrete e com equipamentos alugados. A mensalidade da nova conexão é de apenas R$ 200, uma economia significativa em relação ao valor anterior. Além disso, a velocidade do sinal é seis vezes maior do que antes, passando de 50 para 300 Mbps.

Vale destacar que o diferencial dos satélites Starlink reside em sua baixa altitude, permitindo uma transmissão de dados mais veloz. Essa inovação é possível devido ao posicionamento desses equipamentos, que estão mais próximos da órbita terrestre.

A iniciativa da Urcamp em adotar essa tecnologia vai além da melhoria da conectividade educacional, pois poderá auxiliar também na comunicação e desenvolvimento do produtor rural. Fagonde destacou que a Starlink está revolucionando a comunicação de dados, especialmente em áreas rurais e de difícil acesso. Ele destaca, ainda, o pioneirismo da ação, já que a iniciativa vai além da melhoria da conectividade educacional, pois poderá auxiliar também na comunicação e desenvolvimento de outras instituições. “A Urcamp está inovando. É uma expertise que a gente tem. Que pode, por exemplo, ajudar as escolas públicas da zona rural, o produtor rural”, sugere.

As configurações de segurança e adequações para atender as necessidades de uma instituição de Ensino Superior foram realizadas pelo analista de Segurança Felipe Lopes, egresso do curso de Sistemas de Informação da Urcamp, que relata que a experiência com a tecnologia da Starlink foi uma grande oportunidade de conectar-se com o mundo da inovação na internet.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br