MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Núcleo de Práticas Jurídicas comemora um mês de retorno com acolhimento psicológico

Em 20/05/2023 às 13:00h
Alana Portella Gonçalves

por Alana Portella Gonçalves

Núcleo de Práticas Jurídicas comemora um mês de retorno com acolhimento psicológico | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cerca de 15 a 20 estagiários frequentam o NPJ diariamente - Foto: Alana Portella/Especial JM

Muito se fala sobre assistência jurídica gratuita e de qualidade e, em Bagé, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Urcamp presta este apoio às pessoas socialmente vulneráveis. Com o auxílio dos acadêmicos do curso de Direito, o espaço completou, na quinta-feira, dia 18, um mês de retorno nos atendimentos, com o acolhimento psicológico como novo diferencial.

O Núcleo de Práticas Jurídicas funciona dentro da Instituição e atua como assessoria jurídica gratuita nos municípios onde a Urcamp possui cursos de Direito. Durante seu retorno em Bagé, já foram realizados mais de 80 atendimentos jurídicos e, diariamente, são prestadas cerca de 20 orientações sobre peças e informações no geral. 

Segundo a coordenadora do NPJ, Lourdes Helena Martins, o período de retomada dos atendimentos é uma forma de efetivar com as pessoas de maior vulnerabilidade o compromisso que a Urcamp possui com a cidade e região. Cerca de 15 a 20 alunos frequentam o NPJ diariamente, sejam estagiários voluntários ou obrigatórios da grade curricular.  

Conforme a acadêmica do 9º semestre do curso de Direito, Amanda Geisler Aires Bispar, ela se sente gratificada em realizar este tipo de apoio à comunidade. “Esse trabalho presta um apoio à Defensoria Pública de Bagé e eu gosto muito desse contato e em auxiliar as pessoas que precisam de um serviço gratuito”, descreve a também representante dos estagiários.

Rayssa Silveira Ebert, do 9º semestre, ressalta o aprendizado que se obtêm ao atuar do início ao fim de um processo real. Entre as tarefas feitas pela equipe composta por alunos, está o atendimento ao público, a elaboração das peças e também contestações.

Apoio

Junto ao retorno do Núcleo, também é ofertado o acolhimento psicológico. Com a parceria do curso de Psicologia da Urcamp, o interessado passa por uma conversa antes de iniciar o processo jurídico. Desta forma, ao começar a elaboração da peça, o assistido é tranquilizado e é possível obter detalhes importantes para o processo, além de servir como uma rede de apoio em casos de violência ou crimes, por exemplo.

De acordo com a coordenadora do NPJ, a escuta e o acolhimento são essenciais. “O público pode buscar atendimento jurídico ou psicológico dentro do Núcleo e não necessariamente precisa ser de forma associada”, descreve. No futuro, Lourdes busca organizar grupos de apoio aos familiares de pessoas com dependência química e para mulheres vítimas de violência. 

Atendimento

O Núcleo de Práticas Jurídica é destinado para famílias que recebem até dois salários mínimos. As terças-feiras são dedicadas para distribuição de fichas. Já os atendimentos em si acontecem nas quartas e quintas-feiras. O horário de funcionamento é das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30. Interessados em solicitar atendimento ou esclarecer dúvidas sobre o NPJ podem entrar em contato pelo WhatsApp: (53) 3242 8244.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br