MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Vice-presidente da Câmara assume relatoria da proposta que torna eleição de Médici ilegítima

Em 18/06/2022 às 07:42h

por Redação JM

Vice-presidente da Câmara assume relatoria da proposta que torna eleição de Médici ilegítima | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lincoln Portela pode apresentar parecer favorável ou pelo arquivamento / Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

O projeto de lei que torna ilegítimo o processo eleitoral de todos os presidentes do regime militar, o que abrangeria o mandato do general bajeense Emílio Garrastazu Médici, será avaliado pelo primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Lincoln Portela, do PL de Minas Gerais. O parlamentar pode apresentar parecer favorável ou pelo arquivamento.

A proposta, que tramita sem avanços, desde 2014, chegou a ser arquivada, no início de 2019, mas retornou à tramitação por requerimento da bancada do PCdoB. Entre 2015 e 2021, a matéria teve quatro relatores: o deputado Waldir Maranhão, o deputado Fábio Ramalho,o deputado Marcos Pereira e o deputado Marcelo Ramos. Todos entregaram as relatorias sem apresentar posições.

A legislação determina que o primeiro vice-presidente da Câmara precisa analisar as resoluções antes de seguirem para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e avançar ao plenário. O projeto, na prática, declara ilegítimas as eleições presidenciais indiretas realizadas durante o período da ditadura militar, entre 1964 e 1985, declarando a ilegitimidade dos mandatos dos presidentes militares.

Eleições indiretas

As eleições indiretas foram realizadas pelo Colégio Eleitoral do Congresso Nacional, criado por meio do Ato Institucional nº 1 (AI-1), em 9 de abril de 1964, por uma junta militar, formada pelo general Arthur da Costa e Silva, o tenente-brigadeiro Francisco de Assis Correia de Melo e o almirante Augusto Hamann Rademaker Grünewald. Em 11 de abril, foi eleito, indiretamente, por esse Colégio, o general Humberto de Alencar Castelo Branco. Ele foi sucedido pelos presidentes-generais Arthur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Baptista Figueiredo.

Na justificativa apresentada à Câmara dos Deputados, os parlamentares comunistas argumentam que 'o presidente João Goulart estava em pleno exercício de seu mandato presidencial naquele momento, fato que já foi reconhecido pelo Congresso Nacional, que, na resolução nº 4, de 2013, tornou nula a declaração de vacância do presidente da República, feita pelo então presidente dessa instituição, senador Auro de Moura Andrade. Não se pode falar, nem sequer de longe, na legitimidade de um presidente eleito pelo colégio eleitoral num momento em que, além de tudo, havia um presidente legitimamente eleito e em exercício, João Goulart'.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br