MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Com aposta em jogadores e profissionais locais, Bagé abre pré-temporada

Em 26/05/2022 às 18:09h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Com aposta em jogadores e profissionais locais, Bagé abre pré-temporada | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Comissão técnica conversou com atletas à tarde - Foto: Yuri Cougo Dias

Depois de seis meses, o Grêmio Esportivo volta à ativa. Na tarde desta quinta-feira, 26, a pré-temporada foi aberta oficialmente, no estádio Pedra Moura. Por volta das 16h, a comissão técnica teve uma conversa com jogadores. Depois, foram conduzidos aos exames médicos e físicos. Os trabalhos de campo começam nesta sexta-feira. O jalde-negra visa a disputa da Terceirona, que começa no dia 26 de junho e se estende até 9 de outubro.

Foram apresentados 24 atletas. Diferente de outras temporadas, o Departamento de Futebol, que também tem o comando do presidente Pedro Sabella, iniciou a montagem do elenco a partir de um peneirão com jogadores da região. Durante dois meses, cerca de 60 jovens participaram de treinamentos e amistosos. No final, 13 foram selecionados para compor o grupo principal, em definitivo. E os mais “cascudos” que foram apresentados também têm relação com a cidade. Ou seja, o critério de montagem do elenco se diferencia do que foi adotado nas últimas temporadas.

Nomes conhecidos

Além das caras novas, outras figuras mais conhecidas do futebol local também se juntam ao jalde-negra. Contextualizando por posição, para o gol, Josemar Fernandes, 31 anos, retorna ao futebol profissional. O jogador conta com passagens por Veranópolis, Palmeirense, São Luiz, Tupi, Três Passos, Guarany e São Paulo-RG. Recentemente, fixou residência em Bagé e trabalhou como preparador de goleiros na R1 Goalkeeper, Clube Caixeiral e Asserc Futsal. Agora, retorna às competições. Na posição, também se soma Gabriel Rezende, revelado no jalde-negro, em 2017, com passagem, também, pelo São Gabriel.

Na zaga, Ilson Soares da Rosa, 33 anos, conhecido popularmente como Galo. O jogador irá para a sexta temporada pelo jalde-negro e a tendência é que, mais uma vez, carregue a braçadeira de capitão. Com experiência no futebol do interior, a expectativa é que sirva de referência para um elenco jovem que disputará a Terceirona.

Para a lateral esquerda, outros dois nomes conhecidos. Com passagem pela dupla Ba-Gua, Kevin Moraes da Costa, 27 anos, fixou residência na cidade há algum tempo e retorna ao futebol. O jogador também conta com passagem pelo Inter-SM, além de ter sido formado na base do Inter. Para a posição, também se apresentará o bajeense Diego Saraçol, 29 anos, que no primeiro semestre, defendeu o Crac, no Campeonato Goiano. Em 2021, jogou a Divisão de Acesso pelo São Paulo-RG. Na lateral direita, a novidade é Willian Bi, ex-Avenida.

Abrindo o meio-campo, o volante Fernando Urnau, 27 anos, reforça o elenco. Nas últimas três temporadas, defendeu o São Paulo-RG. Porém, também conta com passagens por Lajeadense, Guarani-VA, Santa Cruz, São Gabriel entre outros. Para o ataque, Robinho, revelado pelo Pelotas e que disputou a Terceirona de 2018 pelo Guarany. Em 2021, atuou por Santa Cruz e Caçador-SC. Também o atacante Rômulo Gasso, 25 anos, natural de Bagé. Profissionalmente, passou por Guarany (2018 e 2019); Marau (2020), Santo Ângelo (2021), Elite (2021) e Farroupilha (2022). No ano passado, também disputou o Gauchão de Futsal Série C, pela Asserc.

Outra novidade é o atacante Fabrício Jardim, que esteve no Bagé em 2021. No tempo de base, passou por Inter, Progresso, Brasil, entre outros. Por fim, o atacante Tainã Silva, que retorna ao futebol profissional. O jogador teve boa passagem pelo Guarany, inclusive, em 2016, foi do time campeão da Terceirona.

A medida do tempo, se juntarão atletas que estão jogando a Divisão de Acesso. Os nomes serão divulgados posteriormente.

A comissão técnica

Em relação à comissão técnica, praticamente toda é composta por nomes da cidade. De treinador, Paulo Afonso Coelho (Leco), que também retorna a este trabalho, depois de quatro anos. Na trajetória, o principal marco foi o título da Segunda Divisão, em 2006, pelo Guarany. Na preparação de goleiros, Sandro Islabão, que por sinal, era o goleiro daquele time. Desde 2019, tem atuado na função pelo Bagé. E na preparação física, Sílvio Rogério da Silva, com trabalhos realizados pela dupla Ba-Gua.

“Estou satisfeito em ver gente de Bagé”, destaca Sabella

Em seu discurso para os jogadores, Sabella reconheceu às dificuldades atuais vivenciadas pelo clube, principalmente no aspecto financeiro. Entretanto, crê que o fato de contar com vários jogadores da cidade possa influenciar no resultado. “Nós temos 45 dias para parar ou continuar. São seis jogos. Se vocês acham que vão ganhar muito dinheiro aqui, voltem para casa. Porém, façam o seus melhor para que lá na frente, busquem algo melhor. Temos que ganhar os três jogos em casa. No ano passado, todo mundo veio aqui e ganhou de nós, e isso custou muito caro. Estou satisfeito em ver gente de Bagé, que mora aqui, que representa bairros e times amadores”, observa.

“Para mim é um recomeço, mas preciso de vocês”, salienta Leco

Emocionado com o momento, o técnico Paulo Afonso Coelho (Leco) também enalteceu a identidade local na montagem do grupo. Ele também falou que esta empreitada representa um recomeço para sua carreira como treinador. “Fiquei três anos parados. Sei que há milhões de críticas que estou ultrapassado. Mas vou mostrar meu valor, e para isso eu preciso de vocês. Aqui ninguém vai ganhar nada sozinho. A partir do momento que entrarem nesse vestiário, vocês têm que abraçarem a causa. É claro que temos que cair na realidade, estamos numa terceira divisão. Agora, se acomodar? Temos que crescer e focar em vencer os seis jogos da primeira fase. Querer é poder”, destaca.

Leco também pediu aos jogadores que joguem com simplicidade, focando no resultado e não necessariamente no futebol bonito. “Futebol é simplicidade. Temos que mostrar é resultado. Se ganharmos os seis jogos por 1 a 0, com o goleiro como melhor em campo, ninguém vai dar bola. A torcida nos elogiará e sairemos em caminhão de Bombeiros. Se vocês acreditarem no que estão fazendo, e os mais experientes ajudarem os meninos, chegaremos junto lá”, finaliza.

A Terceirona

Com jogos de turno e returno, os 17 clubes ficaram divididos em quatro grupos regionalizados. Classificam-se as duas melhores equipes de cada chave. As quartas de final, semifinal e final serão disputadas em jogos de ida e volta.

A distribuição ficou da seguinte forma: grupo um (Atlético Carazinho, Elite, Santo Ângelo e São Borja); grupo dois (Garibaldi, Gramadense, Igrejinha e Marau); grupo três (Sapucaiense, PRS, União Harmonia, Monsoon e Riopardense) e grupo quatro (Farroupilha, Rio Grande, Riograndense e Bagé).
 

A LISTA

Aprovados no peneirão

Leanderson Dutra - Atacante

Igor Pereira - Volante

Matheus Costa - Centroavante

Pedro Sampaio - meia

Lorenzo Almorin - Zagueiro

Kauã Alves - zagueiro

Arnaldo Souza - goleiro

João Molins - meia

Eduardo Vargas - volante

Robson Dutra - atacante

Lucas Estevão - atacante

Alexander Heck - volante

Andriel Campos - meia
 

Reforços

Josemar- Goleiro

Gabriel Rezende - Goleiro

Ilson - Zagueiro

Willian Bi - Lateral direito

Kevin - Lateral esquerdo

Diego Saraçol - Lateral esquerdo

Fernando Urnau - Volante

Rômulo – Meia-atacante

Robinho – Atacante

Fabrício Jardim – Atacante

Tainã Silva - Atacante

 

COMISSÃO TÉCNICA

Técnico – Paulo Afonso Coelho (Leco)

Preparador físico – Sílvio Rogério da Silva

Auxiliar da Preparação Física – Patrick Borba

Preparador de goleiros – Sandro Islabão

Supervisora técnica – Luisy Ferraz

Massoterapeuta – Cláudio Narval

Diretor de Futebol/Presidente – Pedro Sabella

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br