MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Gestantes de Pinheiro Machado poderão dar à luz em Bagé

Em 03/05/2022 às 08:01h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Gestantes de Pinheiro Machado poderão dar à luz em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Medida é válida somente para gestações sem intercorrências Foto: Divulgação/TV Brasil

Gestantes de Pinheiro Machado terão menos tempo de trajeto pela frente no momento de dar à luz. Isto porque uma nova pactuação entre a Santa Casa de Caridade de Bagé e o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, inseriu o município na abrangência da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde em assuntos de obstetrícia. Até então, as gestantes recorriam à Santa Casa de Rio Grande.

Conforme explica Milena Moreira Ferreira, coordenadora regional de Saúde da Mulher da 7ª CRS, serão encaminhados para Bagé apenas os partos de risco habitual de Pinheiro Machado, ou seja, casos que não impliquem riscos à saúde da mãe ou do feto, como, por exemplo, mulheres que não tiveram intercorrência no pré natal (hipertensão, diabetes não controlado, feto prematuro, etc). Vale lembrar que a distância até Bagé - 82km - é muito menor que o trajeto até Rio Grande - 162km.

Já os partos de alto risco continuarão a ser atendidos pela 3ª CRS, que abrange 22 municípios: Pelotas, Rio Grande, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.

Milena explica que o acordo foi firmado entre o prestador de serviços da 7ªCRS - neste caso, a Santa Casa de Caridade de Bagé - e o Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE) da Secretaria Estadual de Saúde, inclusive a questão do reflexo no número de Autorizações de Internação Hospitalar (AIH). A decisão foi tomada após apresentação da situação contábil da Santa Casa de Rio Grande - especulou-se, inclusive, o fechamento da maternidade da instituição. Para diminuir a demanda e, consequentemente, os custos, foram distribuídos os municípios que, até então, eram atendidos naquele hospital. “Estes partos não trarão impacto negativo ao nosso sistema, tendo em vista que serão, em média, 40 partos por ano, conforme série histórica feita pela colega responsável pela Saúde da Mulher da 3ªCRS, Camila Mulazzani”, explica Milena.

A Santa Casa de Caridade de Bagé já atua como referência para os municípios da área de abrangência da 7ª CRS, além de Bagé - Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.


 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br