MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Intec entrega mil mudas de morangos para produtores de Candiota

Em 30/04/2022 às 08:33h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Intec entrega mil mudas de morangos para produtores de Candiota | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mil mudas da cultivar Camarosa foram repassadas na sexta-feira | Foto: Tiago Rolim de Moura

Na tarde de sexta-feira, dia 29, o Laboratório de Biotecnologia do INTEC, mantido pela Fundação Attila Taborda, realizou a entrega de mil mudas de morangos para produtores do município de Candiota. Ao todo, devem ser entregues cinco mil mudas ao longo do ano.

Conforme explica a coordenadora do curso de Agronomia da Urcamp e responsável técnica pelo laboratório, Eliana Silveira, as mudas são produzidas no INTEC através de meristemas -  parte do vegetal que dará origem a novas plantas através do cultivo in vitro. O material é registrado e apresenta qualidade sanitária e genética. 

Na entrega recente, foram entregues mil mudas da cultivar Camarosa e, em 20 dias, mais 500 devem ser encaminhadas. Conforme explica a engenheira agrônoma, os produtores do município vizinho desejam tornar Candiota o berço do morango - por isso a compra de uma grande quantidade de mudas.

As mudas cultivadas no Intec são desenvolvidas por equipe de profissionais e alunos do curso de Agronomia que realizam estágio no local, junto à bióloga e técnica do laboratório, Liana Ferreira.

O produtor de Candiota, Alcemar Adilio Inhaia, conta que ficou sabendo do trabalho do Intec com mudas de morango através de uma feira da qual participou, em Bagé. Desde então, manteve contato para organizar a compra em larga escala do produto. A família Inhaia já produzia morangos, mas em quantidade pequena, apenas para consumo familiar. Mas ao perceber a grande demanda, boa aceitação e fácil comercialização do produto, resolveu investir em um aumento de produção.

Com a marca própria da família - Saudáveis da Terra - fecharam parceria com uma empresa de Pelotas para comercializar produtos orgânicos. E em breve a produção de morango deve incrementar as vendas. “Nosso interesse é em produzir morangos orgânicos, que não são tão fáceis de encontrar. E escolhemos essa variedade (camarosa) por ter uma boa adaptação na região”, comenta.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 99971-9480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br