MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Lei inclui cidades da região em dois blocos da regionalização do saneamento

Em 27/01/2022 às 09:05h

por Redação JM

Lei inclui cidades da região em dois blocos da regionalização do saneamento | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bagé, Candiota e Hulha Negra integram Unidade Regional de Serviços de Saneamento Básico 2 / Foto: Tiago Rolim de Moura

Sancionada pelo governador Eduardo Leite, do PSDB, a lei que trata da regionalização do saneamento básico divide as cidades da região em duas unidades distintas. Aceguá, Dom Pedrito e Lavras do Sul integram a Unidade Regional de Serviços de Saneamento Básico 1. Bagé, Candiota e Hulha Negra fazem parte da Unidade Regional de Serviços de Saneamento Básico 2.

De acordo com o governo do Estado, a formação dos blocos regionais, em função da atualização do marco legal do saneamento básico, em 2020, decorre de estudos realizados pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura. Na prática, o Estado foi dividido em duas regiões: uma com 307 municípios, que hoje possuem contrato com a Corsan, e outra, com o restante dos municípios que possuem serviços próprios, empresas públicas ou que privatizaram o setor, independente da localização geográfica dessas cidades, o que motivou críticas da oposição.

O marco legal do saneamento tem como objetivos principais melhorar a qualidade da prestação dos serviços públicos de saneamento básico e garantir, até 31 de dezembro de 2033, a universalização do atendimento, com 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto. De acordo com dados do governo federal, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e metade da população está exposta ao esgoto sem tratamento.

O Executivo argumenta que a regionalização oferece proteção dos municípios menos atrativos em termos econômicos, estabelecendo subsídios cruzados entre localidades; economia de escala ou de escopo como a construção de apenas uma estação de tratamento para múltiplos municípios; e normas únicas para todos os municípios do bloco.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br