MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Hospital Universitário prepara reabertura de leitos clínicos para pacientes com Covid-19

Em 27/01/2022 às 08:21h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Hospital Universitário prepara reabertura de leitos clínicos para pacientes com Covid-19 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Dez leitos de isolamento serão disponibilizados para a comunidade Foto: Chrystian Ribeiro/Ascom

Após meses de estabilidade, o cenário da pandemia do novo coronavírus voltou a preocupar os moradores da região. Com crescentes índices de contaminação - decorrentes da rápida propagação da variante ômicron - as instituições de saúde e gestão municipal buscam alternativas para atender a demanda.

Uma das ações previstas, após encontro entre agentes políticos e representantes das instituições de saúde, é a reabertura dos leitos de isolamento no Hospital Universitário da Urcamp, para pacientes com confirmação de contaminação pelo vírus que necessitam de acompanhamento durante a recuperação.

Vale lembrar que esta é a segunda vez que o HU abre as portas para atender a demanda ocasionada pelo vírus. Durante o período mais crítico da pandemia - no primeiro semestre de 2021 - o Hospital Universitário disponibilizou 10 leitos, que reforçaram a retaguarda do atendimento no município, que contava, então, com 30 leitos clínicos e oito de UTI disponibilizados pela Santa Casa.

O número de leitos foi sendo adaptado de acordo com a necessidade do momento - diminuindo ou aumentando, conforme a demanda exigia. Após a queda gradativa do número de contaminações e, consequentemente, de internações - reflexos da campanha de vacinação contra o vírus - os leitos foram sendo fechados. A ala covid do Hospital Universitário, inclusive, chegou a ser totalmente fechada devido à queda drástica de atendimentos decorrentes do covid-19.

Entretanto, uma das premências deste novo momento da pandemia é, justamente, a necessidade de mais leitos, para atender a evolução do número de casos. No momento, a rede conta apenas com 20 leitos de isolamento da Santa Casa, além das vagas na Unidade de Tratamento Intensivo - UTI, que atuam por demanda.

Novas contratações

A presidente da Fundação Attila Taborda/FAT, mantenedora do Hospital Universitário, Lia Maria Herzer Quintana, atendeu ao chamado da gestão municipal para dar início à reabertura da ala de tratamento para pacientes contaminados no Hospital Universitário. Ela explica que, neste primeiro momento, a instituição de Saúde deve focar em organizar o retorno das atividades da ala. Como se trata de leitos de isolamento, uma parte do hospital é destinada, especificamente, para receber estes pacientes. Da mesma forma, a reabertura da unidade exige reforço na mão de obra para atender a demanda.

No momento, a direção do hospital atua para providenciar o acréscimo de profissionais ao quadro, que serão responsáveis pelo atendimento da ala covid. A projeção é de que seja necessária a contratação de 12 técnicos em Enfermagem e seis enfermeiros para atender a demanda dos 10 leitos de isolamento do Hospital Universitário. Contudo, apesar da agilidade da equipe de coordenação da instituição de Saúde, não há previsão de data para essa reabertura. “As contratações, neste momento, estão sendo dificultadas pelos altos índices de contaminação dos profissionais da área da saúde”, explica Lia.

A ala, totalmente isolada do restante do HU, conta com equipe exclusiva de profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, que atuam divididos em turnos, garantindo o atendimento 24 horas de todos os internados.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br