MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Gestão de Gabriel Souza prioriza retomada do Estado no pós-pandemia

Em 25/01/2022 às 14:17h

por Redação JM

Gestão de Gabriel Souza prioriza retomada do Estado no pós-pandemia | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Parlamentar assumiu desafio de comandar Legislativo em 2021 / Foto: Divulgação

O deputado estadual Gabriel Souza, do MDB, encerra gestão à frente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no dia 31. Mais votado do partido em 2018, o parlamentar assumiu em 2021 o desafio de comandar o Legislativo gaúcho no ano em que o estado enfrentou uma segunda onda de Covid-19 (ainda mais forte do que a primeira e sem vacinação) o que agravou as consequências sociais e econômicas da pandemia na vida dos gaúchos.

A realidade exigiu uma atuação efetiva para enfrentar a crise sanitária ao mesmo tempo em que a gestão precisou construir um caminho de retomada. Para isso, a Assembleia Legislativa promoveu o projeto O RS Pós-Pandemia, que debateu com especialistas, ouviu a sociedade por meio de pesquisas de opinião e apontou ações emergenciais para o Legislativo e para o Executivo em áreas como saúde, economia, educação e trabalho.

Aos 37 anos, em seu segundo mandato como deputado estadual e após ter sido líder do governo de José Ivo Sartori durante três anos e articular no Parlamento uma agenda de reformas estruturais do tamanho do Estado, em 2021 Gabriel Souza conduziu a Assembleia Legislativa em iniciativas com resultados concretos: R$ 5 milhões para 55 pronto-atendimentos e R$ 90 milhões para mais de 250 hospitais do Rio Grande do Sul.

O protagonismo do Legislativo, liderado por Gabriel, também resultou na aprovação de leis importantes, como o auxílio emergencial de apoio à atividade econômica e de proteção social, a inclusão da educação como critério de distribuição do ICMS aos municípios e o teto de gastos do Estado. A construção de uma nova proposta sobre a regionalização do saneamento – que garantisse mais autonomia aos gestores municipais – teve a mediação do presidente desde o início e que, por meio de diálogo e convergência, garantiu a aprovação da nova norma.

Ações de modernização e atualização das práticas da Assembleia Legislativa também foram realizadas em 2021, com aprovação da primeira reforma do regimento interno da Casa em 30 anos, novo site e novas formas de ouvir a população. “Sempre defendi que o Parlamento precisa estar conectado com a sociedade que representa, no tempo dela, para que ele seja capaz não só de representar, mas de atender as necessidades atuais dos gaúchos”, ressalta Gabriel.

O deputado tem afirmado que, durante a sua gestão na presidência, a Assembleia Legislativa mais ouviu do que falou. Através de pesquisas qualitativas, se apropriou da opinião de milhares de gaúchos que apontaram caminhos a serem seguidos para a saída da crise que a pandemia os colocou. Gabriel garante que esta é a sua forma de fazer política, um jeito moderno, de interação, participação e coletividade. E é assim que pretende continuar pautando a sua vida pública, renovando os meios, mas sempre com os olhos postados no objetivo maior: melhorar a vida dos gaúchos.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br