MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Fepam emite licença prévia para Complexo Eólico Pinheiro Machado

Em 19/01/2022 às 16:45h

por Redação JM

Fepam emite licença prévia para Complexo Eólico Pinheiro Machado | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Empresa Rio Energy administra complexos no Ceará e na Bahia (foto) / Foto: Reprodução /JM

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu a licença prévia (LP) que atesta a viabilidade ambiental da implantação do Complexo Eólico Pinheiro Machado, localizado no limite entre os municípios de Piratini e Pinheiro Machado. O empreendimento, composto pelos parques eólicos Asperezas, Curral de Pedras e Torrinhas, prevê a instalação de 174 aerogeradores e é de responsabilidade da empresa Rio Energy Desenvolvimento de Renováveis S.A.

Depois da LP, o próximo passo é a solicitação, por parte do empreendedor, da licença de instalação (LI). A aprovação do projeto para a instalação das estruturas e dos aerogeradores estará vinculada ao atendimento das condições e restrições estabelecidas no licenciamento prévio. As intervenções e obras, serviços de terraplenagem, instalação de canteiros de obra, áreas de manobra, acessos e apoio operacional, entre outras atividades, somente poderão ser executadas a partir da LI.

No ano passado, o prefeito Ronaldo Madruga, o vice-prefeito, Rogério Moura, e o presidente do Legislativo na época, Fabrício da Costa, estiveram na Fepam para tratam sobre as licenças. “Estamos muito felizes com essa notícia, pois trará desenvolvimento para a nossa região”, afirma Madruga.

Para a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, a emissão de mais uma licença para um complexo eólico no Rio Grande do Sul reforça o aquecimento do mercado e o valor do potencial de energia limpa disponível em solo gaúcho. “A grande quantidade de empreendimentos de energia eólica que estamos licenciando na Fepam demonstra o quão promissora é essa fonte energética no Estado. Ainda que a demanda esteja alta, nossas equipes seguem analisando todos os processos com total rigor técnico para garantir a preservação ambiental dessas regiões em desenvolvimento”, completa.

O secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Luiz Henrique Viana, comemorou a autorização e ressaltou que a realização do complexo eólico contribuirá para o desenvolvimento da região Sul. “Com as obras, estaremos abrindo mais uma janela para a ampliação desta energia limpa e renovável, bem como para crescimento e melhor atendimento na região Sul”, enfatiza.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br