MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Respaldado na tradição e fator local, Guarany apresenta jogadores para o Gauchão

Em 30/12/2021 às 12:00h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Respaldado na tradição e fator local, Guarany apresenta jogadores para o Gauchão | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Apresentação aconteceu internamente no vestiário - Foto: Sergio Galvani/Especial JM

Quando um time sobe para o Gauchão, o discurso geralmente adotado é: na primeira temporada, o principal objetivo é não cair. Entretanto, não é assim que a diretoria do Guarany Futebol Clube pensa. Enraizados na tradição de ser o único do interior bicampeão gaúcho, a direção crê na possibilidade de alçar voos maiores dentro da competição, mas sempre pensando jogo a jogo. Esse foi o lema na apresentação oficial dos jogadores, realizada na tarde de terça-feira, 28, no vestiário do estádio Antônio Magalhães Rossell.

Sem festas no gramado e cerimonial, da mesma que ocorreu na Divisão de Acesso, o Guarany preferiu adotar uma apresentação mais discreta. Tanto que alguns jogadores já estavam treinando desde a semana retrasada, no complexo Militão. Inclusive, nesta quinta-feira, 30, às 17h30, o alvirrubro vai a Dom Pedrito para fazer um jogo-treino com o Cruzeiro, equipe amadora local.

Depois, no dia 8 janeiro, faz outro jogo-treino, dessa vez, com o Brasil de Pelotas (adversário no Gauchão), na Arena Marini. Para o dia 15, há perspectiva de mais um teste, cujo adversário ainda está sendo definido. O Guarany estreia no Gauchão dia 22 de janeiro, contra o São José, no estádio Passo D'Areia.

Força e tradição

Durante o ato, o presidente Tato Moreira e os vices Cleo Coelho e Jorge Kaé Filho adotaram o mesmo tom, da grandiosidade do Guarany. “Todos os pés no chão são necessários. Porém, não posso chegar e dizer para o torcedor que vamos lutar para cair. Não trouxemos vocês (jogadores) para isso. Vieram para tentarem ser tricampeões gaúchos. Contem conosco, e vamos ter responsabilidade, determinação e foco”, enfatizou Moreira. E dentre as alusões feitas, o presidente fez uma menção especial ao diretor de Futebol, Thiago Segredo, um dos principais responsáveis pela escolha do grupo de jogadores.

Também chamou a atenção o discurso de Kaé sobre comprometimento com a camisa. Nisso, afirmou ter se sentido “traído” pelos cinco jogadores que saíram para a noite na véspera da final da Divisão de Acesso, contra o União Frederiquense, ao qual o Guarany veio a ser goleado por 5 a 0. Do elenco vice-campeão da Divisão de Acesso, sete permaneceram: o goleiro Rafael Copetti; os zagueiros Diego Rocha e Diego Macedo; o lateral Roger Bastos; os volantes David e Robert William; e o atacante Wallan Luan.

“Conseguimos, em dois anos, subir da série C para a A. Isso porque conseguimos organizar o clube de uma forma que não fosse deficitário. Agora, temos que fazer do nosso estádio um inferno desde o primeiro jogo. O Guarany tem mais história que muitos que jogam a Série A. Porém, sempre digo: lá no outro vestiário estão rezando; no nosso também. Lá eles estão querendo; aqui também. Então, para ganharmos, temos que querer mais que eles”, destaca Kaé.

Treinador do Acesso, Badico permaneceu para 2022 e destacou o empenho da diretoria, principalmente do diretor de futebol, Thiago Segredo, ao qual classificou como uma das principais que ele conheceu no mundo do futebol. “Façam desse vestiário, desse clube, a extensão das suas casas. Vai ser difícil? Sim mas pra quem nos enfrentar. Vamos mostrar para todos que não acreditam em nós. Vamos escrever novas historias nessas paginas nessa gloriosa história que tem o Guarany”, conclui.

Com base charrua, Jarro é aposta no ataque

Uma das principais atrações foi o atacante Jarro, com histórico de Brasileirão Série B por Brasil de Pelotas, Atlético-GO e Sampaio Corrêa. “Sabemos que e um campeonato muito difícil e da responsabilidade que é jogar no Guarany. Mas o clube está de parabéns. A chave é estar bem mentalmente, pois é um campeonato muito rápido. É arrancar bem e não ter erro”, enfatiza. O jogador também é marcado por ter se profissionalizado no Uruguai, com passagens por Nacional e Peñarol. “Me acostumei a atacar, mas marcar muito bem. Então, espero trazer essa intensidade que sei que é característico daqui”, observa.

Juninho Tardelli na articulação

Também chamou a atenção a chegada do meia Juninho Tardelli que é irmão do atacante Diego Tardelli. “Vim a convite do Thiago Segredo e do Badico. O Guarany é um clube que vinha buscando muito a primeira divisão. No último Gauchão, tive bons momentos pelo Esportivo. Infelizmente, tive a lesão num bom momento. Agora, estamos evoluindo, degrau por degrau, e espero ajudar o Guarany, colocando meus colegas na cara do gol e, quando surgir a possibilidade, chegar na frente e fazer”, pontua.

Léo Kanu reforça defesa

Zaga alta é a característica do Guarany. Com 1m 96cm, Léo Kanu reforça o clube, após três temporadas no Ypiranga, onde jogou Gauchão e Brasileirão Série C. “Vim pela seriedade das pessoas. Quando conversei com o Thiago (Segredo), percebi a transparência dele. Espero contribuir com meu trabalho, assim como as demais peças que foram trazidas e as que já estavam aqui, da Divisão de Acesso. Sabemos das dificuldades, mas tenho certeza que faremos um bom trabalho. Porém, como é um campeonato curto e difícil, temos que estar 100%”, salienta.

 

JOGADORES/ÚLTIMO CLUBE

Goleiros - Rafael Copetti (Guarany), Eder (Caxias), Otávio Passos (Esportivo) e João Vítor (base)

Laterais – Wesley (Esportivo), André Oliveira (Foz do Iguaçu), Roger Bastos (Guarany), Vavá (Inter-SM), Denílson (base) e Iago  Lucas (base)

Zagueiros – Diego Rocha (Guarany), Diego Macedo (Guarany), Luís Felipe (Veranópolis) e Léo Kanu (Ypiranga)

Volantes – David (Guarany), Robert (Guarany), Lucas Hulk (Esportivo), Rafael Carrilho (Gama) e Jefferson Bernardo (Figueirense)

Meias – Juninho Tardelli (Esportivo), Igor Soares (Betim), Leandro Canhoto (Passo Fundo) e Abner Mendes (base)

Atacantes – Wallan Luan (Guarany), Ayrton (Cerrado), Eduardo (Cascavel), Gustavo Sapeka (Veranópolis), Jarro (Sampaio Corrêa) e Marcos Paulo (Juventus Jaraguá)


 

COMISSÃO TÉCNICA

Treinador - Badico

Auxiliar-técnico - Renato Martins

Preparador físico - Manoel Lilles (Canela)

Preparador de goleiros - Matheus Kendzerski

Analista de desempenho - Flávio Salla

Fisioterapeutas - Rafael Dutra e Rafael Famular

Massagista - Mala

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br