MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Bagé tem redução nos latrocínios até novembro

Em 14/12/2021 às 07:15h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Bagé tem redução nos latrocínios até novembro | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Único caso deste ano vitimou um taxista, em janeiro | Divulgação

Faltando poucos dias para o encerramento do terceiro ano com atuação do Programa RS Seguro, os indicadores de criminalidade no Rio Grande do Sul seguem registrando recordes de redução. O número de latrocínios no Estado, por exemplo, em novembro, apresentou queda de 83,3% em relação ao mesmo mês de 2020, passando de seis casos para um em todo o período. Além de ser o menor total desde que teve início a contabilização desse delito, em 2002, a marca representa uma retração de 94,1% na comparação com o pico da série, em 2006, quando 17 pessoas perderam a vida em assaltos.

Em Bagé, de acordo com os dados de estatísticas da Secretaria de Segurança Pública, durante o ano de 2021 ocorreu apenas um latrocínio (roubo seguido de morte), sendo que em 2020, até novembro, foram dois crimes deste tipo.

O crime ocorrido em Bagé foi em janeiro de 2021 e a vítima morreu em março. Ailton Márcio Alvira, de 45 anos, foi a óbito no dia 5 de março de 2021, após ficar internado desde o dia 28 de janeiro, devido a um tiro que levou no rosto, quando foi vítima de um latrocínio. O crime ocorreu na noite do dia 28 de janeiro deste ano, por volta das 23h, na Avenida Sete de Setembro, próximo à Praça do Coreto, quando três indivíduos solicitaram transporte para Alvira, que estava passando no local. Durante a corrida até o bairro Passo das Pedras, os acusados pediram para que o motorista parasse em um posto de gasolina, no trevo do KM 21, quando um deles apontou uma arma e anunciou o assalto. A vítima tentou sair do carro e o criminoso fez o disparo, que atingiu o rosto de Alvira. Após, os criminosos empreenderam fuga, em direção à Santa Thereza, e foram até a cidade de Candiota, onde abandonaram o veículo. O carro foi encontrado um dia depois em frente ao CTG Luiz Chirivino. Próximo ao local, também estava a carteira da vítima.

No Estado, o único roubo com morte do mês ocorreu no último dia 23, no município de Sapiranga. Um homem que havia recebido uma quantia em dinheiro de um sindicato profissional foi encontrado caído em via pública, sem os valores e com sinais de agressões na cabeça. Ele chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o Hospital de Sapiranga e, depois, transferido para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no dia seguinte.

O registro desse único caso em novembro também acentuou a retração dos latrocínios no cenário acumulado desde janeiro. Em 11 meses, o Estado soma 52 roubos com morte, 18,8% menos que os 64 ocorridos no mesmo período do ano passado. É também o menor total da série histórica e equivale à retração de 67,1% quando comparado com o pico de 158 mortes em assaltos, em 2016.

 

 

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br