MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Dajulia cumpre agenda para conhecer centro de tratamento de doenças autoimunes

Em 10/12/2021 às 07:20h

por Redação JM

Dajulia cumpre agenda para conhecer centro de tratamento de doenças autoimunes | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

O vereador Flavius Dajulia, do PT, cumpriu agenda no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, na quinta-feira, 9. A instituição é reconhecida por possuir um centro multidisciplinar específico para o tratamento de doenças autoimunes, o único da região sul do Brasil. Neste espaço, pessoas acometidas por doenças como esclerose múltipla, psoríase, artrite reumatoide, vitiligo, doença de Crohn e lúpus, recebem atendimento personalizado, com consultas, prescrições, exames, diagnósticos e medicamentos centralizados. 

Doenças autoimunes são aquelas conhecidas por atacarem o sistema imunológico usando uma estrutura do próprio organismo. O que o vereador busca é trazer o debate para Bagé. “Desde o início da pandemia muitas pessoas começaram a apresentar sintomas semelhantes aos de doenças autoimunes e então tem aumentado muito a procura de serviços como o do Hospital. O que pretendo é encontrar um caminho junto à Santa Casa e o Hospital Universitário para construir ações neste caminho em nossa cidade”, relata. Dajulia também comenta que buscará a colaboração de todos deputados estaduais e federais da região da Campanha, independentemente de partidos, para viabilizar o projeto.

De acordo com o parlamentar, são mais de 30 mil pessoas no Brasil que hoje estão diagnosticadas com doenças autoimunes, sendo que só no Centro do Hospital São Lucas são realizadas cerca de 500 consultas mensais. Durante a agenda, Dajulia pode conversar mais sobre a pauta com Celita Fraporti, enfermeira e supervisora do ambulatório, e com o professor Doutor  Douglas Sato, diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia. Ambos recepcionaram e acompanharam o vereador na visita ao Centro, que atende tanto por convênios como pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Dajulia pode conhecer todas instalações do Centro, entre eles o ambulatório, a sala de consultas, a sala de exames especializados e a sala de cirurgias, sobre a qual o vereador destaca a magnitude dos trabalhos realizados. Dentre as cirurgias que são realizadas no Hospital, Dajulia salientou a importância de duas delas: a de parkinson e a de epilepsia, a primeira de caráter inovador, na qual consiste na implantação de eletrodos para modular os estímulos elétricos nas regiões afetadas pela doença, na busca da melhora de vida aos pacientes que já fizeram uso de medicamentos e a longo prazo não obtiveram resultados positivos.  “O debate e a pesquisa sobre a pauta para Bagé não se encerram nesta visita, seguirei na busca de iniciativas que contemplem a população afetada por doenças autoimunes, as quais ainda não são debatidas com a seriedade devida”, avalia.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br