MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Nova cônsul pretende realizar Censo de uruguaios que vivem na região

Em 18/11/2021 às 10:30h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Nova cônsul pretende realizar Censo de uruguaios que vivem na região | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ana Maria assumiu o cargo em 1º de outubro | Foto: Tiago Rolim de Moura

Há pouco mais de um mês em Bagé, a nova cônsul do Uruguai, Ana Maria Bombau Zappettini, disse, em entrevista ao JM, que pretende realizar uma contagem do número de uruguaios que residem na região. Ela é natural de Montevidéu e assumiu a vaga deixada por Mario de Liori, no final do ano passado. Ana Maria chegou ao município no dia 1º de outubro e está realizando visitas nas prefeituras de Aceguá, Bagé, Hulha Negra e Candiota.

A cônsul trabalha no Ministério de Relações Exteriores há 35 anos. Ela já atuou nas embaixadas da Bolívia, Venezuela, Chile, França e Panamá. Segundo Ana Maria, a embaixada abre vagas para consulados e embaixadas duas vezes por ano e ela se candidatou para Bagé por ser mais perto de seu país. “Estou encantada com a acolhida das pessoas. Me sinto em Montevidéu” disse.

Para a nova cônsul, é importante interagir com pessoas e salienta que já teve contato com a Sociedade Uruguaia de Socorros Mútuos. Ana Maria enfatiza que existe uma estimativa, extraoficial, de que a região conta com cerca de cinco mil uruguaios mas, mesmo assim, pretende realizar essa pesquisa para ter o número exato e para dar melhor assistência aos compatriotas. Segundo ela, o consulado é responsável pelo encaminhamento de passaportes, renovação de documento de identidade e cidadania para os filhos e netos de uruguaios nascidos no Brasil. A cônsul pode permanecer em Bagé por cinco anos.

O Consulado Uruguaio, em Bagé, esteve por encerrar as atividades no final do ano passado, mas foi mantido. O consulado está atendendo ao público com prévio agendamento e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na Marechal Deodoro, nº 150. O agendamento deve ser realizado pelos telefones (53) 3312-3689 e (53) 999 937 485 ou pelo e-mail cdbage@mrree.gub.uy.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br