MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Empossada nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região

Em 08/11/2021 às 07:41h

por Redação JM

Empossada nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Emanuel Müller

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região (STIA/Bagé) realizou a posse da nova diretoria para o período 2021/2025. O ato foi restrito aos diretores eleitos e contou com a participação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas de Alimentação de Pelotas e Região, Lair Mattos, que também representou a Federação Intermunicipal dos Empregados nas Indústrias e Cooperativas de Alimentação do Estado do Rio Grande do Sul (Fieica-RS) na solenidade. O atual presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral Jorge, foi reconduzido para um novo mandato.

O presidente da Comissão Eleitoral, responsável pela condução do processo no Sindicato, Danilo Eduardo Gonçalves Lima, destacou que todos os procedimentos para a realização da eleição foram atendidos conforme preconiza o Estatuto da entidade. "Desejamos ao Cabral e à nova diretoria um bom trabalho, da mesma forma que ressaltamos a dedicação dos companheiros que encerraram sua missão neste mandato que termina e que o Sindicato continue sendo um instrumento de luta da classe trabalhadora", afirmou.

Lair Mattos enfatizou o caráter combativo do STIA/Bagé pelo enfrentamento à classe patronal em defesa dos direitos dos trabalhadores, mesmo com a aprovação de reformas que colocaram em risco a categoria. "As reformas trabalhista e da previdência vieram para arrebentar com os sindicatos", destacou. O diretor de Formação Sindical da Fieica-RS recordou ainda a Medida Provisória do Governo Bolsonaro que, em 2019, vigorou por 90 dias e visava à limitar a contribuição dos trabalhadores para manutenção dos sindicatos, tornando quase insustentável a continuidade. 

"Agora, começamos a nos aprumar novamente. Nós nos posicionamos perante a sociedade em defesa dos trabalhadores. Acreditamos que as coisas agora irão melhorar e vamos unir forças para reverter a consequência dessas reformas", apontou. "Temos certeza que toda a diretoria do Sindicato cumprirá com sua missão, fortalecendo o compromisso com a categoria e, com isso, teremos uma grande gestão", finalizou.

O advogado Álvaro Meira, do Departamento Jurídico do Sindicato, parabenizou os novos integrantes da diretoria e sustentou a importância da participação dos diretores que concluem seu mandato. Meira ressaltou o exemplo de Bagé para levar temas de interesse do trabalhador em âmbito nacional. Citou como exemplo a missão de buscar a divisão do lucro das empresas com os trabalhadores, preceito constitucional que, até o momento, não saiu do papel. Meira acrescentou que a nova diretoria tenha força para lutar em proveito da categoria devido à força dos trabalhadores na indústria da alimentação. 

O diretor empossado mais experiente da nova diretoria, Cláudio Gonçalves, reiterou a necessidade de que a nova diretoria escute o que os trabalhadores dizem dentro das empresas. "Precisamos dar essa atenção, a vida no Sindicato não é fácil. Estaremos aqui para dirimir dúvidas e que Deus nos dê sabedoria nas palavras no momento em que precisarmos encaminhar nossas reivindicações", acentuou.

 

Renovação e compromisso

Presidente reeleito, Cabral referendou a importância da diretoria em estar disposta a cuidar dos interesses dos trabalhadores nas múltiplas atividades dentro da categoria da Alimentação. O líder sindical argumentou que, da mesma forma de renovação superior a um terço da diretoria, houve o retorno de trabalhadores que estavam afastados da vida sindical para compor a chapa. "Essa mescla de experiência e sangue novo é fundamental. A vida dentro de um Sindicato não é fácil. Temos o exemplo do Anselmo (Anaurelino dos Santos), que durante anos foi nosso tesoureiro e agora se dispôs a continuar atuando em uma outra função", ressaltou.

Cabral registrou aos novos integrantes que eles foram indicados pela combatividade e defesa dos seus colegas dentro das empresas. O presidente reiterou que o processo eleitoral atendeu a todos os requisitos estabelecidos pelo Estatuto e que, para atuação no Sindicato, é preciso viver a entidade. "É preciso participar das assembleias, conhecer o estatuto, conhecer a realidade dos trabalhadores. Precisamos de pessoas que estejam dispostas a conhecer, aprender e assumir desafios", reiterou.

Conforme Lair Mattos também havia destacado, o presidente lembrou o período de 2019, onde ocorreu a diminuição de recursos e o Sindicato precisou do esforço de todos para se manter no período da Medida Provisória que limitava as contribuições sindicais. Cabral também destacou a luta para garantia de segurança no ambiente de trabalho pela pandemia e recordou a morte de sete trabalhadores do setor da Alimentação vítimas da Covid-19, entre eles diretores do Sindicato. E reforçou a necessidade de que os trabalhadores estejam informados dos políticos que estão comprometidos com seus direitos.

"Vimos o discurso que a Reforma Trabalhista seria para gerar mais empregos, diminuir a miséria. Gerou mais empregos? Temos uma legião de desempregados que perdeu seus direitos. A pobreza aumentou, o trabalhador  perdeu o poder de compra. Esse não é o Brasil que nós queremos. Por isso é que todos nós, diretores, estamos aqui. A mudança começa pela disposição, por nós mesmos", afirmou. 

Cabral complementou sua manifestação ao assinalar que o Sindicato é uma corrente, cujos elos precisam ser fortes para resistir às dificuldades. "Queremos que todos trabalhem parelho, unidos. Debatam conosco, troquem ideias, buscando sempre melhorias para o trabalhador. Não nos vai faltar coragem nos próximos quatro anos para isso", ressaltou. 

Após as manifestações, os integrantes da nova diretoria receberam os certificados das funções as quais passam a ocupar na entidade sindical. 

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br