MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

A formatura de Cristiano e o trabalho de inclusão de Sistemas de Informação da Urcamp

Em 23/09/2021 às 09:43h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

A formatura de Cristiano e o trabalho de inclusão de Sistemas de Informação da Urcamp | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cristiano Borba de Souza (centro) estudou de 2014 a 2020 na graduação - (Foto: Divulgação

Quando há um trabalho forte de inclusão, as diferenças se tornam mínimas. Uma prova social disso pode ter sido constatada no curso de Sistemas de Informação da Urcamp. Recentemente, colou grau o aluno Cristiano Borba de Souza, 28 anos, portador do Transtorno do Espectro Autista. Durante os seis anos que esteve no ambiente acadêmico, deixou sua marcada sua presença junto aos colegas e docentes.

Coordenadora de Sistemas de Informação da Urcamp, Maria Elaine de Leon descreve as características que mais ficaram marcadas pelo estudante no tempo que esteve na instituição. “Um aluno extremamente responsável e comprometido em realizar tudo que era proposto, além de ser um colorado apaixonado pelo time. Ele só ficava de mau humor quando o time não ia bem nos jogos. Ao seu jeito, fazia piadas e descontraída seguido com os colegas”, relata.

A conquista obtida por Cristiano, na concepção de Maria Elaine, representa uma mensagem que todos são capazes de alcançar seus objetivos, quando são estimulados corretamente pelas ferramentas de tecnologia e incentivo e amor no ambiente familiar e escolar. “Os pais do Cristiano foram sempre extremamente solícitos e disponíveis e, claro, o trabalho excelente do NADD (Núcleo de Apoio ao Docente e Discente) da Urcamp, com a condução da professora Josefa e equipe. Foi fundamental para que a inclusão ocorresse de forma efetiva. Em nenhum momento houve segregação, sempre buscamos incluir, o que significa trabalhar colaborativamente, todos num mesmo espaço em sala de aula”, contextualiza.

A partir dessa experiência, a coordenadora do curso conclui que a convivência com Cristiano, nesses seis anos, deixou um grande legado a todos. “Seja professores, funcionários, colegas de cursos e alunos de outras turmas. Quem conviveu ficou com uma herança enorme. Todos fomos tocados de alguma forma e nos modificamos. Nos tornamos pessoas, profissionais e familiares muito melhores”, finaliza.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 999719480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br