MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Lançado o Sumário de Avaliação Genética PampaPlus 2021

Em 08/09/2021 às 06:15h

por Redação JM

O PampaPlus, Programa Oficial de Avaliação Genética da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) realizou sábado, dia 6 de agosto, o lançamento do Sumário de Avaliação Genética PampaPlus durante uma live na 44ª Expointer. A publicação, que é fruto de uma parceria entre a Embrapa Pecuária Sul, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), o Geneplus e a Embrapa Gado de Corte, busca trazer informações fundamentais de seleção para os plantéis dos criatórios e ferramentas de avaliação genética em prol do melhoramento das raças Hereford e Braford no Brasil.

“O Sumário contempla um ano de trabalho de todos os criadores que utilizam o programa como ferramenta de seleção. Este ano incluímos algumas novidades para aumentar e facilitar o criador na hora de escolher seu reprodutor. A primeira são as tabelas das fêmeas jovens top 1% e tabelas das avaliações de ultrassonografia para cada característica top 1% dos touros jovens”, destacou a superintendente do Registro Genealógico e coordenadora do PampaPlus pela ABHB, Natacha Lüttjohann.

De acordo com o Coordenador do Programa pela Embrapa, possibilita aos criadores a seleção de reprodutores Hereford e Braford melhoradores que irão transmitir maior produtividade e lucratividade para os rebanhos, contribuindo para o fortalecimento de toda a cadeia da carne bovina no nosso País. “É um trabalho de extrema importância para pecuária nacional, onde criadores de Hereford e Braford ou pecuaristas que procuram uma genética de qualidade vão poder encontrar dados e fazer a seleção daqueles animais e adquirir um material genético superior”, frisou.

Paulo Azambuja, presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABHB, destaca que o sumário é um documento muito especial, em que consolida-se os dados genéticos de uma geração avaliada e com isso os prêmios advindos desses dados são entregues. “Esse trabalho é desenvolvido em conjunto com a Embrapa que, além de ser uma instituição de renome nacional, também é composta por profissionais de alto gabarito, todos eles realmente especialistas na área. Com a ajuda dessa grande equipe nós temos condições de, não só usar e fazer o programa de melhoramento genético, mas transformar isso em um programa dinâmico em que ano a ano pondera os critérios e características a serem avaliadas produzindo novos ranqueamentos que julgamos importantes para as raças”.

Com 136 páginas, o sumário traz o relatório de avaliação genética dos animais Hereford e Braford, com informações dos valores médios das características avaliadas por raça, valores médios das DEP’s e relatório de touros pais e touros líderes ordenados por várias caraterísticas. A publicação apresenta também as tabelas do sumário de ultrassonografia, tabelas de touros jovens e fêmeas (Top 1%), touros jovens da Prova de Avaliação a Campo (PAC) e Teste de Eficiência Alimentar (TEA) e tabela das matrizes destaque (Top 5%).

Para acessar o Sumário de Avaliação Genética PampaPlus clique aqui.
 

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br