MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Baixo volume de chuva e geada causam atraso em algumas culturas

Em 03/06/2021 às 08:10h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Baixo volume de chuva e geada causam atraso em algumas culturas | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Emater diz que houve prejuízo no rebrote do arroz |Foto: ArquivoJM

Com apenas 32 milímetros de chuva registrados pela Emater Regional para Bagé na última semana, já há uma preocupação com algumas culturas. O boletim informativo do órgão relata que, devido a quatro períodos seguidos em que foram constatadas temperaturas baixas com formação de geada, houve prejuízo no rebrote de arroz. Segundo o levantamento, as chuvas não contribuíram para repor a umidade nos solos e aguadas, principalmente na região da Campanha. Por outro lado, a soja já estava com a colheita encerrada e o clima seco predominante ao longo dos meses de abril e maio auxiliou a finalização da safra.
O boletim ainda informou que a limitação imposta pelos reservatórios d’agua fez com que houvesse diminuição de cerca de 2% da área  plantada de arroz. Na safra de 2020/2021, foi estimado 396. 135 hectares cultivados, sendo inferior aos 404.270 hectare da safra anterior. O uso das áreas de resteva de arroz que estavam em integração com pecuária está praticamente finalizado devido à falta de chuvas e principalmente devido ao registro de geadas que interromperam o rebrote das plantas. "Alguns produtores aproveitaram a condição de clima seco para realização da incorporação da resteva visando combater a proliferação de invasoras. Existe previsão de aumento da área de arroz irrigado para a próxima safra, porém o volume de chuvas durante o inverno deve ser expressivo para repor os níveis de água dos reservatórios que se encontram reduzidos especialmente na região da Campanha", menciona a análise.
A Emater Regional ainda salienta que na região da Campanha os trabalhos de preparo do solo e de dessecação para implantação das lavouras de trigo estão bastante adiantados, sendo que as condições para o início do plantio devem ser adequadas. O Zoneamento Agrícola da cultura indica o período de 1° de junho a 20 de julho para realização da semeadura, sendo que este período deve ser observado em todas as lavouras que terão amparo de seguros agrícolas.  Para Hulha Negra, inclusive, a projeção é de um bom nível de investimento e cobertura de seguro considerando que muitas empresas estão implementando programas de fomento da cultura com o fornecimento de insumos como sementes certificadas, herbicidas, fungicidas e fertilizantes, garantindo mercado para o trigo produzido com preços que devem se manter acima dos R$ 75,00 pela saca.
"Em Candiota, os produtores de sementes olerícolas, que estavam aguardando melhores condições de umidade nos solos, reiniciaram o plantio das lavouras de destinadas à produção de sementes. A principal cultura, o coentro, terá aumento de área de 350 ha para cerca de 500 ha, firmando-se como a principal cultura com essa finalidade", completa o estudo.

Segundo o extensionista rural da Emater, Neimar Peroni, não houve perdas em lavouras. A falta de chuvas, segundo ele, coincidiu com a colheita de soja e arroz. Assim, as médias de produção para estas culturas são altas - soja é até histórica. "O quadro de insuficiência de chuvas causou apenas atrasos no plantio e aproveitamento de pastagens de inverno - como aveia e azevém - aumentando o 'vazio forrageiro'. Com isso, diminuiu a disponibilidade de forragens a gado de leite, principalmente diminuindo um pouco a produção", citou.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br