MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Famurs solicita programa de ampliação de testagem para municípios

Em 13/05/2021 às 00:55h

por Redação JM

Famurs solicita programa de ampliação de testagem para municípios | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Reprodução /JM

O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Maneco Hassen, se reuniu no final da tarde de terça-feira, 11, com a secretária estadual da saúde, Arita Bergmann. Durante o encontro online, Maneco Hassen reivindicou a criação de um programa de ampliação de testagem para os municípios gaúchos e a distribuição igualitária e proporcional das vacinas da Pfizer para todos os municípios do Rio Grande do Sul. “A ampliação na testagem de maneira regular e organizada é fundamental para termos um monitoramento completo da pandemia em todos os municípios do Rio Grande do Sul. E o governo do Rio Grande do Sul precisa criar condições na distribuição das doses das vacinas da Pfizer o mais rápido possível para aumentar o ritmo de vacinação nos municípios”, ressaltou o presidente da Famurs, Maneco Hassen.

A secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, confirmou que vai atender o pedido do presidente Maneco Hassen e irá desenvolver um projeto em parceria com a Famurs para o aumento de testes no interior gaúcho. “Sabemos que a testagem realizada de maneira regular ajuda muito no monitoramento e vamos criar um grupo de trabalho com a federação para aumentar o número de testes no interior gaúcho”, destacou Arita Bergmann.

A secretaria estadual da saúde também se comprometeu em avaliar o envio de vacinas da Pfizer para o interior gaúcho, mas esclareceu que, até o momento, a decisão de aplicar na capital é determinação do Ministério da Saúde. Conforme a secretaria de saúde, há tratativas avançadas com universidades do interior para que possam ser usados os ultrafreezers dessas instituições para o armazenamento das vacinas. A Secretaria Estadual da Saúde esclareceu ainda que o fato de as remessas da Pfizer terem ficado na capital não implicou em menos doses, proporcionalmente, aos municípios do interior. Houve compensação com vacinas de outras marcas.

O encontro também contou com a participação da prefeita de Cruz Alta e médica, Paula Rubin Facco e da chefe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, Tani Ranieri.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br