MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Assembleia Legislativa pode votar proposta que elimina plebiscito para privatização da Corsan

Em 22/04/2021 às 09:15h

por Redação JM

Assembleia Legislativa pode votar proposta que elimina plebiscito para privatização da Corsan | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Companhia presta serviços em três cidades da região / Foto: Iphae

O parlamento gaúcho pode votar, já na próxima semana, a proposta de emenda à constituição que retira a obrigatoriedade de realização de consulta à população para a venda da Corsan, Banrisul e Procergs. Com tramitação encerrada, após acordo dos líderes de bancadas, a matéria foi incluída na pauta da sessão convocada para terça-feira, dia 27.

Antes da inclusão da proposta na pauta, entretanto, o deputado Pepe Vargas, do PT, solicitou o adiamento, em função de audiências sobre o tema que ainda não foram realizadas, inclusive uma proposta pela deputada Juliana Brizola, do PDT, à Comissão de Assuntos Municipais, que tem a garantia de participação de representantes do Executivo. A audiência foi agendada para segunda-feira, 26.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, do Progressistas, observou que a proposição está com tramitação concluída e que a audiência referida pelo petista será realizada antes da votação em plenário. No entanto, Frederico se comprometeu a rever a votação caso a audiência não ocorra.

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Edegar Pretto, do PT, também promove uma audiência para tratar sobre os impactos da proposta, nesta quinta-feira, 22. Por alterar a constituição, a matéria precisa ser votada em dois turnos, o que deve ocorrer nos dias 27 de abril e 4 de maio. Para a aprovação, são necessários 33 votos favoráveis entre os 55 parlamentares.

O governado do Estado argumenta que o Marco Regulatório do Saneamento, aprovado pelo Congresso Nacional, prevê metas para serviços de saneamento até 2033, destacando que o descumprimento pode representar a quebra de contratos, o que justificaria a privatização da Corsan.

A companhia presta serviços em 317 das 497 cidades do Rio Grande do Sul, incluindo, na região, os municípios de Aceguá, Dom Pedrito e Lavras do Sul. Diante da preocupação dos prefeitos com os impactos da privatização, no final de março, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) chegou a solicitar a suspensão do projeto.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br