MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Janela partidária altera perfil do Legislativo bajeense

Em 09/04/2024 às 08:10h

por Redação JM

Janela partidária altera perfil do Legislativo bajeense | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Novos partidos ganham representação na Câmara / Foto: Felipe Valduga

Três partidos ganharam espaço na Câmara de Bagé com a janela partidária, prazo estabelecido pela legislação eleitoral para que vereadoras e vereadores possam trocar de partido sem perder o mandato, que encerrou na sexta-feira, 5. PTB, União Brasil e MDB, que integram a base de governo, perdem representação no Legislativo.

O Republicanos, que não tinha representação, agora conta com o vereador José Luis Alves de Oliveira (Nego Zeca). O líder do governo, que estava vinculado ao PTB, João Schardosim, migrou para o Progressistas, que passa a contar com três vereadores. O PSD, que não tinha cadeira, tem agora um vereador.

Vice-presidente da Câmara, Esquerda Carneiro formalizou filiação na semana passada. Para o presidente do PSD, Paulo Henrique Feltrin, receber o ex-presidente da Casa é significativo. O deputado federal e principal nome da sigla, Danrlei de Deus, também comemora a adesão de Esquerda ao partido. "Muito nos alegra e fortalece o PSD a presença do Vereador Esquerda. Um homem forte e importante para nosso projeto político", enfatiza.

O presidente da Câmara, vereador Rodrigo Ferraz, deixou o União Brasil, formalizando filiação ao PL, partido que agora conta com a maior bancada da Câmara bajeense, à frente do PT. Ronaldo Hoesel, pré-candidato a prefeito, Augusto Lara, Ramão Bogado (Bocão), Michelon Apoitia e Graziane Lara deixaram o PTB pela legenda.

Em todo o Rio Grande do Sul, o PL filiou 215 vereadores. Presente em 360 municípios, o partido projeta contar com mais de três candidatos ao cargo de vereador e cerca de 200 candidatos a prefeituras gaúchas. A expectativa da legenda é eleger mais de 800 vereadores e 150 prefeitos e vice-prefeitos no Estado.

PTB desaparece

O PTB, partido que contou com lideranças que comandaram o município, a exemplo de Luiz Maria Ferraz, prefeito cassado durante a ditadura, e Divaldo Lara, prefeito entre 2017 e 2024, perde espaço no cenário local. No ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a fusão da legenda com o Patriota. A agremiação resultante da união passa a se chamar Partido da Renovação Democrática (PRD), que, em Bagé, conta com mais de mil filiados, de acordo com o TSE.

Fundado em 1981 e por muitos anos controlado pelo ex-deputado Roberto Jefferson, o PTB optou pela fusão depois de não ter conseguido eleger deputado nas eleições de 2022. Isso fez com que, por meio de mudanças em regras eleitorais, com a criação da denominada cláusula de barreira, a legenda ficasse sem recursos do Fundo Partidário e sem tempo de propaganda eleitoral em rádio e televisão. O Patriota, por sua vez, elegeu cinco deputados.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br