MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Hamm articula projeto para agilizar ajuda às famílias em casos de tragédia climática

Em 07/05/2024 às 08:17h

por Redação JM

Hamm articula projeto para agilizar ajuda às famílias em casos de tragédia climática | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

O deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas, está articulando, junto ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, a aprovação imediata do projeto que agiliza a compra de itens emergenciais como alimentos e água potável em situações de calamidade.

Pela proposta, protocolada após as enchentes de setembro do ano passado, prefeituras e governos estaduais passariam a ter a possibilidade de fazer as compras e, depois, receber o ressarcimento do governo federal.

Diante do desastre climático que atinge o Rio Grande do Sul, Hamm está pedindo prioridade na bancada gaúcha e junto aos líderes partidários, pois a medida é fundamental para dar agilidade no socorro e assistência às visitas e, também, para o restabelecimento dos serviços essenciais.

“Hoje não existe a previsão de ressarcimento. Isso vai permitir um atendimento mais imediato, com menos burocracia, pois estamos vivendo uma excepcionalidade. O município compra os alimentos e os itens essenciais para a ajuda humanitária e é ressarcido pelo que desembolsou”, explica Hamm.

Segundo o deputado, a proposta é uma demanda de prefeitos gaúchos, atingidos fortemente pelas chuvas dos últimos dias. A excepcionalidade do ressarcimento vale apenas para situações de calamidade pública.

O projeto especifica quais despesas poderiam ser ressarcidas pela União, contemplando suprimento de alimentos, água potável, medicamentos, primeiros socorros, artigos de higiene, roupas, agasalhos e material necessário à instalação e operacionalização e higienização de abrigos emergenciais, combustível, equipamentos para resgate, saneamento básico emergencial e apoio logístico.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br