Segurança
RS instala Divisão e amplia Delegacias Especializadas em Crimes Rurais e Abigeato
Órgão vinculado ao Departamento de Polícia do Interior passa a coordenar as Decrabs
por Rochele Barbosa
O Governo do Rio Grande do Sul publicou, nesta sexta-feira, dia 13, no Diário Oficial do Estado, a portaria que oficializa a instalação da Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DICRAB), além da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 8ª Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRABs). As unidades têm como sedes os municípios de Bagé, Alegrete, Camaquã, Cruz Alta e Santo Ângelo.
O delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, Chefe de Polícia do Estado, ressaltou que a medida está embasada no Decreto nº 57.754, de 19 de agosto de 2024, que alterou o Regimento Interno da Polícia Civil para reforçar o combate aos crimes rurais no estado.
Segundo o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Cléber Lima, o estado passa a contar com oito DECRABs coordenadas pela DICRAB, subordinada ao DPI. “Hoje inauguramos a DECRAB de Santo Ângelo, que é a 8ª unidade, responsável pela Fronteira Noroeste e Missões”, destacou.
As DECRABs foram definidas da seguinte forma: 1ª DECRAB – Campanha, com sede em Bagé; 2ª DECRAB – Fronteira Oeste, com sede em Alegrete; 3ª DECRAB – Costa Doce e Litoral Sul, com sede em Camaquã; 4ª DECRAB – Planalto, com sede em Cruz Alta; e 8ª DECRAB – Fronteira Noroeste e Missões, com sede em Santo Ângelo (inaugurada nesta sexta-feira).