Segurança
Operação Dezembro Verde verifica denúncias de maus-tratos e resulta em prisão em flagrante
por Rochele Barbosa
Nos dias 11 e 12 de dezembro, o Cartório dos Animais da 1ª Delegacia de Polícia Civil, em parceria com a Patrulha Ambiental e a Guarda Civil Municipal, realizou ações no âmbito da Operação Dezembro Verde. Durante a operação, foram apuradas 26 denúncias de maus-tratos a animais, resultando em uma prisão em flagrante. O caso envolvia um cão que estava sem água, preso em uma corrente curta e sem abrigo adequado.
Após as verificações, diversos procedimentos serão instaurados para responsabilizar os envolvidos nas ocorrências de maus-tratos.
A delegada Gabrielle Mársico Zanini destacou a relevância das operações para conscientizar a população sobre os cuidados com os animais. “Quem escolhe ter um animal de estimação deve saber que terá obrigações para com aquele animalzinho”, afirmou. A delegada também ressaltou que ações como essa se tornarão rotineiras, diante do aumento de casos de maus-tratos registrados pelo Cartório Especializado.
Segundo a inspetora Patrícia Coradini, responsável pelo cartório de combate aos crimes ambientais, foram recolhidos durante a operação um cão, cujo tutor foi preso em flagrante, e uma ave da espécie cocota.