Campo e Negócios
Novo concurso público para Embrapa terá 1.027 vagas
Certame deve contemplar, também, unidade localizada em Bagé
por Redação JM
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que possui 43 unidades descentralizadas em diferentes regiões do país, incluindo a Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, publicou na sexta-feira, dia 6, o edital de seu aguardado concurso público no Diário Oficial da União (DOU). O certame, organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), oferecerá 1.027 vagas para os cargos de assistente, técnico, analista e pesquisador.
As inscrições estarão abertas de 16 de dezembro de 2024 a 7 de janeiro de 2025 e deverão ser realizadas pelo site do Cebraspe. As provas objetivas e discursivas estão previstas para ocorrer em 23 de março de 2025, nas capitais dos estados e nas cidades onde há unidades da Embrapa.
O concurso contempla 189 áreas e subáreas de atuação, denominadas “opções” no edital, que foram definidas para atender às demandas estratégicas da empresa, equilibrando competências técnicas, tendências científicas e necessidades sociais. Durante a inscrição, os candidatos devem selecionar a área em que desejam atuar. As vagas estão distribuídas em quatro níveis de formação acadêmica: Pesquisador (exige, no mínimo, mestrado); Analista (equer ensino superior completo); Técnico (necessário ensino médio completo); e Assistente (Nível fundamental incompleto).
Além disso, 20% das vagas serão destinadas a pessoas pretas ou pardas (PPP), enquanto 10% serão reservadas para pessoas com deficiência (PCD). Assim, do total de 1.027 vagas, 719 são para ampla concorrência, 205 para PPP e 103 para PCD.
Expectativa
{AD-READ-3}A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, comemorou a realização do certame. “Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a inovação e a excelência, atraindo profissionais capacitados para integrar nossa equipe. Esperamos que os novos contratados compartilhem nossa missão de transformar a pesquisa agropecuária em impacto positivo para a sociedade”, destacou.
Já a diretora de Administração, Selma Beltrão, ressaltou a longa espera pelo concurso, cuja última edição ocorreu há 15 anos. “Estamos confiantes de que este processo contribuirá para o avanço da pesquisa agropecuária tropical, promovendo maior eficiência e impacto nas nossas áreas de atuação”, disse.