Urcamp
Urcamp e instituições parceiras realizam Jornada Acadêmica sobre Autismo
por Jaqueline Muza
O curso de Psicologia da Urcamp, em parceria com o Instituto Plural de Bagé e o Instituto Horizontes, de Porto Alegre, promoveu no sábado, 2 de novembro, a Primeira Jornada Acadêmica de Extensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o tema "Transtorno do Espectro Autista – A (R)evolução da Detecção à Intervenção Precoce Frente aos Riscos dos Transtornos do Desenvolvimento – Teoria e Prática", o evento reuniu especialistas e estudantes no Salão de Atos do Campus Central da Urcamp.
A programação incluiu uma série de palestras e debates sobre a importância da detecção precoce do autismo, além de intervenções práticas no desenvolvimento infantil. Pela manhã, as psicanalistas Renata Vives e Lisandra Guilin apresentaram abordagens para intervenções precoces no TEA, discutindo teorias e práticas que podem identificar sinais de risco nos primeiros meses de vida. O Núcleo de Autismo da Urcamp também foi destaque, com a apresentação de suas atividades e contribuições no estudo do TEA. No período da tarde, a psicanalista argentina Angelis Aparain trouxe uma visão internacional ao discutir o panorama do autismo na América Latina, com foco nas práticas de seu país. Em seguida, Renata e Lisandra voltaram para um estudo de casos, com vídeos de intervenções práticas.
Na abertura, o reitor da Urcamp, Professor Doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, destacou a relevância do evento e o crescimento do curso de Psicologia, que, segundo ele, está entre os mais buscados da instituição desde 2020. “Este momento é um marco, planejado há muitos meses. A Urcamp está comprometida com a formação de excelência e se orgulha de ver os egressos contribuindo para a sociedade”, declara.
O professor Cláudio Pelegrini Lousada, psicólogo, docente do curso de Psicologia e membro fundador do Instituto Plural, explicou a importância do evento, que foi uma iniciativa conjunta entre a Urcamp e os institutos parceiros. “Essa jornada tem um viés psicanalítico muito importante. Há mais de um ano, o Núcleo de Autismo da Urcamp vem trabalhando com os alunos, e esta jornada coroa esse período de estudos e dedicação", afirma.
Parcerias
Renata Viola Vives, psicóloga e psicanalista de Porto Alegre, comentou sobre a importância da detecção precoce no autismo e outros transtornos de desenvolvimento. “Estamos desenvolvendo pesquisas recentes que buscam detectar sinais de risco nos primeiros quatro meses de vida. A ideia é intervir antes que se chegue a um diagnóstico mais severo, contribuindo para um melhor desenvolvimento da criança”, explica a especialista.
{AD-READ-3}O evento teve ampla participação de estudantes e profissionais da área da saúde de Bagé e arredores, além de contar com o apoio de instituições locais comprometidas com o atendimento interdisciplinar. A jornada foi encerrada com uma mesa interdisciplinar que reuniu profissionais de diversas áreas, como fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia, educação física, musicoterapia, pedagogia e psicopedagogia, reforçando a importância da integração entre diferentes setores no atendimento e cuidado de pessoas dentro do espectro autista.
Logo em seguida, foi realizada uma confraternização e uma sessão de autógrafos, no saguão de entrada da Urcamp. “Vários destes profissionais engajados e de sucesso são egressos da nossa Urcamp. Os resultados e feedbacks deste evento foram além dos esperados, já delineando a 2ª Jornada para o início do próximo ano letivo, além de outros projetos que começaram a ser alinhavados ao longo do dia e durante a confraternização que encerrou o evento”, afirmou a coordenadora do curso de Psicologia, Sílvia Vargas.