Cidade
Alunos da rede municipal passam a ter aulas de Robótica
por Jaqueline Muza
Os alunos da rede municipal de ensino de Bagé, que cursam os anos finais do ensino fundamental, agora têm aulas de Robótica e Informática em sua grade curricular. As atividades são oferecidas pelo Centro Municipal de Ensino de Ciências e Tecnologias, inaugurado em 27 de setembro, na EMEF Nossa Senhora das Graças. Cerca de 260 alunos já estão frequentando as aulas, que acontecem tanto no Centro quanto nas escolas de origem dos estudantes.
O espaço conta com salas de aula equipadas para oferecer uma educação de qualidade, dispondo de notebooks e kits de robótica. As apostilas utilizadas foram desenvolvidas e impressas pela Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (SMED).
Segundo Francisco Machado da Cunha, idealizador do Centro e supervisor de Ciências da SMED, as aulas trazem melhorias significativas ao promover a exploração de conceitos interdisciplinares de diferentes áreas do currículo. “Por meio de atividades lúdicas e práticas em robótica, os alunos desenvolvem projetos tecnológicos e solucionam problemas, o que potencializa o pensamento lógico e criativo, contribuindo para uma formação mais completa e alinhada às demandas do mundo atual", analisa.
O titular da SMED, Omar Guilhano, afirma que o projeto é motivo de orgulho. “Os alunos estão tendo acesso a um material de excelente qualidade, que nem a rede particular de ensino oferece. Trata-se de uma iniciativa inédita na região e que marca a história da educação de Bagé", comenta. Para o prefeito Divaldo Lara, o Centro demonstra o compromisso da gestão municipal em inserir tecnologia na educação dos alunos da rede pública, preparando-os para o futuro.
Além da EMEF Nossa Senhora das Graças, ainda neste ano serão atendidas as escolas Dr. Antenor Gonçalves Pereira, Dr. João Severiano da Fonseca, São Pedro, Antônio Fued Kalil, Dr. Darcy Azambuja, General Emílio Luiz Mallet, Prof. Creusa Brito Giorgis, Vereador Carlos Mário Mércio da Silveira e Dr. Nicanor Peña. Em 2025, as aulas devem ser ampliadas para as demais escolas de ensino fundamental com anos finais.