MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Churrasco: a tradição que não pode faltar no 20 de Setembro

Alemão, da Casa de Carnes Mendonça, destaca a costela com carne certificada

Em 19/09/2024 às 10:04h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Churrasco: a tradição que não pode faltar no 20 de Setembro | Empreendedor | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Giana Cunha

Não há como negar: o churrasco é o prato mais emblemático da culinária gaúcha. Porém, o preparo perfeito desse símbolo cultural envolve segredos que fazem toda a diferença. A base, claro, é a carne, que no Rio Grande do Sul recebe atenção especial dos assadores.

As referências históricas sobre a origem do churrasco remontam à pré-história, quando o homem passou a assar a caça para amaciar e conservar a carne. Com o tempo, as técnicas foram aprimoradas, influenciadas pelos índios sul-americanos, que também utilizavam a defumação. Assim, surgiu a receita que embala os finais de semana e, especialmente, o Setembro Farroupilha.

Seja preparado com lenha ou carvão, o churrasco é preferência absoluta dos gaúchos. O pampa gaúcho, que se estende entre Brasil, Argentina e Uruguai, abriga rebanhos de raças britânicas alimentados em pastagens naturais, um dos segredos para a qualidade da carne, conforme apontam especialistas. Nos países vizinhos, o churrasco é conhecido como "asado" e, assim como no Rio Grande do Sul, é o prato principal.

Mas como escolher a melhor carne para o assado? Para responder a essa questão, o JM visitou a Casa de Carnes Mendonça, um dos estabelecimentos mais renomados de Bagé. Pedro Mendonça, proprietário, e Alemão, açougueiro da casa, revelaram quais são os cortes mais procurados pelos clientes.

Entre as carnes bovinas, os destaques incluem entrecot, picanha, maminha, vazio e a tradicional costela, que também conta com uma versão recheada. Além disso, cortes sofisticados como prime rib e carré de cordeiro estão disponíveis. Segundo Alemão, "todos os cortes de carne que a pessoa imaginar, a gente faz aqui. Nosso carro-chefe para o churrasco é a costela, o famoso costelão, com carne certificada e de padrão indiscutível."

{AD-READ-3}

Pedro destacou que o diferencial da Casa de Carnes Mendonça está no investimento em produtos de alta qualidade e em uma grande variedade de cortes, que vão dos tradicionais aos mais utilizados no dia a dia.

Se houver qualquer dúvida na hora de preparar o tradicional assado do 20 de Setembro, as opções não faltam. Desde carne bovina, suína, cordeiro e frango, até linguiças de fabricação própria com sabores variados, a Casa de Carnes Mendonça garante qualidade para a data máxima dos gaúchos.

Galeria de Imagens
Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br