MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Revitalização da Santa Tecla passa por trabalho de reconstrução e reforço da base da pista

Serviço que atinge até um metro de profundidade busca evitar que solo ceda após conclusão dos trabalhos

Em 13/09/2024 às 08:38h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Revitalização da Santa Tecla passa por trabalho de reconstrução e reforço da base da pista | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Felipe Valduga

A obra de revitalização da Avenida Santa Tecla finalizou o primeiro trecho, com a reformulação da rótula de acesso à cidade pela BR-293. Iniciada em junho, a intervenção é conduzida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e possui um orçamento de R$ 21,8 milhões.

Com a conclusão da rótula, os trabalhos avançam para os primeiros 300 metros da via de entrada da cidade, onde o tráfego está atualmente restrito a meia pista devido à continuidade das obras. O JM visitou o canteiro de obras, na terça-feira, dia 10, e verificou um trabalho específico que pretende inibir que futuros desníveis - um dos principais problemas existentes na via, surjam após a finalização da obra.

Para tanto, a atual revitalização inclui a reconstrução da base da pista em aproximadamente um metro de profundidade em trechos onde o solo cede pelo peso dos veículos. Nas áreas onde esse problema não ocorre, será feita apenas a revitalização superficial.

Conforme apurado pelo JM junto à equipe do DNIT que estava no local, para otimizar o andamento e proteger a base da obra contra os elementos naturais, a execução será realizada em trechos de 300 metros por vez. A previsão de conclusão é de um ano e meio.

A empresa ICCILA-Indústria, Comércio e Construções Ibagé Ltda, vencedora da licitação homologada em março, é responsável pela revitalização asfáltica de cerca de 4,4 km da avenida, incluindo ambos os sentidos e as rotatórias ao longo do trecho.

Nova intervenção

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a Avenida Santa Tecla passa por uma grande reforma. Em 2007, a via recebeu uma obra ampla que não apenas revitalizou a estrada com um novo pavimento, como também reformulou completamente o trecho, implementando rótulas e vias de mão dupla.

{AD-READ-3}

Quase 20 anos depois, a Avenida enfrenta problemas frequentes que demandam melhorias, especialmente na recomposição do pavimento. Operações tapa-buracos foram realizadas periodicamente pelo DNIT e, em algumas ocasiões, pela própria Prefeitura, mesmo o trecho sendo de responsabilidade federal. Com a nova intervenção, a expectativa é solucionar definitivamente essas questões.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br