Cidade
Revitalização da Santa Tecla passa por trabalho de reconstrução e reforço da base da pista
Serviço que atinge até um metro de profundidade busca evitar que solo ceda após conclusão dos trabalhos
por Melissa Louçan
A obra de revitalização da Avenida Santa Tecla finalizou o primeiro trecho, com a reformulação da rótula de acesso à cidade pela BR-293. Iniciada em junho, a intervenção é conduzida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e possui um orçamento de R$ 21,8 milhões.
Com a conclusão da rótula, os trabalhos avançam para os primeiros 300 metros da via de entrada da cidade, onde o tráfego está atualmente restrito a meia pista devido à continuidade das obras. O JM visitou o canteiro de obras, na terça-feira, dia 10, e verificou um trabalho específico que pretende inibir que futuros desníveis - um dos principais problemas existentes na via, surjam após a finalização da obra.
Para tanto, a atual revitalização inclui a reconstrução da base da pista em aproximadamente um metro de profundidade em trechos onde o solo cede pelo peso dos veículos. Nas áreas onde esse problema não ocorre, será feita apenas a revitalização superficial.
Conforme apurado pelo JM junto à equipe do DNIT que estava no local, para otimizar o andamento e proteger a base da obra contra os elementos naturais, a execução será realizada em trechos de 300 metros por vez. A previsão de conclusão é de um ano e meio.
A empresa ICCILA-Indústria, Comércio e Construções Ibagé Ltda, vencedora da licitação homologada em março, é responsável pela revitalização asfáltica de cerca de 4,4 km da avenida, incluindo ambos os sentidos e as rotatórias ao longo do trecho.
Nova intervenção
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a Avenida Santa Tecla passa por uma grande reforma. Em 2007, a via recebeu uma obra ampla que não apenas revitalizou a estrada com um novo pavimento, como também reformulou completamente o trecho, implementando rótulas e vias de mão dupla.
{AD-READ-3}Quase 20 anos depois, a Avenida enfrenta problemas frequentes que demandam melhorias, especialmente na recomposição do pavimento. Operações tapa-buracos foram realizadas periodicamente pelo DNIT e, em algumas ocasiões, pela própria Prefeitura, mesmo o trecho sendo de responsabilidade federal. Com a nova intervenção, a expectativa é solucionar definitivamente essas questões.