Urcamp
Aulas com reitor promovem engajamento nas redes sociais da Urcamp
Bragança, ao fundo na imagem, durante a componente curricular de Anatomia Humana
por Redação JM
Uma aula que reúne acadêmicos de vários cursos da saúde tem movimentado as redes sociais da Urcamp. Uma experiência aplicada na quarta-feira, 28, resultou em pelo menos 120 stories e outras tantas solicitações de novos seguidores nas redes sociais de internet oficiais da Urcamp. O responsável pelo movimento atípico é o próprio reitor, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, que é reconhecido pelos colegas como um notório seguidor das práticas de gamificação durante as aulas.
Aplicar jogos para assimilação de conteúdos ou para promover ilustração pedagógica sobre diferentes temas foi uma prática que iniciou desde as capacitações pedagógicas para metodologias ativas e se ampliou quando da necessidade de distanciamento social durante a pandemia da Covid-19. A componente curricular de Anatomia Humana, ministrada por Bragança, tem se tornado uma referência animada nas noites de quarta-feira, somando muitos registros, ora feitos como desafios provocados pelo professor, ora como memórias de experiências compartilhadas pelo celular.
Ao utilizar diferentes jogos aplicados ao cotidiano da aula, o professor dinamiza o tempo com a turma e potencializa a capacidade de aprendizado, uma vez que oferece exemplos e atividades que facilitam a geração de novos sentidos. Assim, são desenvolvidas atividades de conhecimento com ferramentas lúdicas, como o jogo “Anatomímica” em que cada grupo faz um movimento anatômico e a equipe oponente precisa acertar que movimento foi realizado. Também foram utilizadas cartas ilustradas em um desenvolvimento de jogo de memória. “Sobre uma mesa grande, dividida em 2 setores, são colocadas cartas com figuras de ossos, em um lado, e com nomes de ossos do outro lado. Todas viradas com suas imagens e textos para baixo. Os acadêmicos precisam virar cartas de ambos os setores e formar o par composto pelo nome do osso e pela sua imagem”, descreve o professor Guilherme em um dos jogos.
Outra fase das atividades é o processo de avaliação. “Aqui apliquei uma brincadeira, que é unir a solução de desafios para conteúdos de sala a um pouco de nossa presença institucional na internet. Dividida em duas equipes, a turma deveria resolver os desafios para chegar à melhor nota possível, mas havia condições. Os alunos deveriam postar suas atividades e obter pelo menos uma repostagem nos stories da Urcamp”, destaca o reitor, comemorando a disputa acirrada que se deu logo em seguida com pelo menos 122 stories registrados. “Brincadeiras à parte, o que se retira da experiência é que todos saem ganhando. Os acadêmicos aprendem compartilhando experiências novas e dinâmicas e a instituição se destaca e destaca seus cursos de saúde pelo engajamento alcançado”, conclui Bragança.
Para a acadêmica do segundo semestre de Biomedicina, Luiza Wayne, as aulas da Urcamp têm sido muito boas. “Os professores não ficam apenas passando slides. Utilizam de elementos do cotidiano para facilitar o entendimento do conteúdo”, explica. Ao mesmo tempo em que elogia o trabalho dos professores da área, informa que a aula mais esperada de todas foi a da Anatomia. “Foi simplesmente maravilhosa, pois eu amo a parte da anatomia humana, e quando ele trouxe a prática teve mais de 120 pessoas na aula. Todos nós estávamos empolgados para ver, aprender de forma prática e ter o conhecimento de como eram os órgãos e como funcionavam”, avalia.