MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Bolsa de notícias

Em 07/09/2024 às 00:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Trem do Pampa terá quatro passeios dia 20 de setembro

Em 2024, o 20 de setembro será ainda mais especial em Sant’Ana do Livramento. Além do tradicional desfile dos Festejos Farroupilhas pela rua Dos Andradas, a comunidade e os turistas poderão celebrar a tradicional data gaúcha  em uma das quatro viagens da mais nova atração turística do Rio Grande do Sul: o Trem do Pampa.

Inaugurado em julho, inicialmente prevendo saídas apenas aos sábados, o passeio já ampliou sua operação para sextas-feiras e domingos até o final do ano. Para atender a procura durante a Semana Farroupilha, haverá um horário de operação extra também no dia 19, quinta-feira.

O Trem do Pampa é um passeio que cultua e eterniza a história e as tradições do pampa gaúcho através de atrações artístico-culturais, que se apresentam dentro dos vagões ao longo do percurso de 20 quilômetros. Vinho e suco de uva do terroir local são degustados pelos passageiros que ainda podem apreciar a paisagem do Pampa gaúcho, os animais, os parreirais em forma de espaldeira e o cartão postal da cidade: o Cerro de Palomas.

O primeiro trem parte de Sant'Ana do Livramento às 9h, com destino à Estação Palomas. No sentido oposto, um trem sai da Estação Palomas às 10h50, chegando ao destino ao meio-dia. Durante a tarde, outra viagem tem início às 14h, com saída de Sant'Ana do Livramento. Já de Palomas, a partida está programada para as 15h50, com chegada prevista às 17h.

Mais informações e reservas podem ser obtidas através do telefone (55) 3965-0088 ou tremdopampars.com.br. 

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

Pelo segundo mês consecutivo, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registra queda do endividamento das famílias brasileiras. O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu para 78% em agosto, abaixo dos 78,5% observados em julho, mas ainda superior ao índice de 77,4% registrado em agosto do ano passado. 

Segundo a CNC, o resultado reflete uma cautela crescente das famílias em relação ao uso do crédito. Apesar dessa redução do endividamento geral, o número de famílias que se consideram “muito endividadas” aumentou para 16,8%.

Em relação à inadimplência, o percentual de famílias com dívidas em atraso se manteve estável em 28,8% pelo terceiro mês consecutivo, permanecendo ligeiramente abaixo do registrado em agosto de 2023. No entanto, o percentual de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas atrasadas subiu para 12,1%, um indicativo de que, mesmo com a estabilização no número de contas em atraso, as dificuldades financeiras permanecem. Além disso, o percentual de dívidas em atraso há mais de 90 dias aumentou para 48,6%, o maior desde março de 2020.

O percentual de famílias com mais da metade da renda comprometida com dívidas atingiu 19,9%, o maior desde junho deste ano. As projeções da CNC indicam que o endividamento deve voltar a subir no último trimestre do ano, acompanhando um aumento gradativo da inadimplência, que poderá atingir 29,5% até dezembro.

{AD-READ-3}

Nas modalidades de crédito, o cartão de crédito continua liderando com 85,7% de participação entre os devedores, apesar de uma retração de 0,4 p.p. em comparação ao mês anterior. O crédito pessoal destacou-se com um aumento de 0,5 p.p. em relação a julho e 1,8 p.p. na comparação anual, refletindo as recentes reduções das taxas de juros dessa modalidade.

O Rio Grande do Sul, afetado por enchentes em maio, vem apresentando um aumento contínuo do endividamento, que alcançou 92,9% em agosto, o maior percentual desde outubro de 2023. Com isso, o estado registrou 39,1% de famílias endividadas com contas em atraso, o maior índice desde dezembro de 2023, e 3,7% sem condições de quitá-las, o mais alto desde agosto de 2021.

Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br