Urcamp
Comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada lidera visita às instalações da Urcamp
General Talmo foi acompanhado de oficiais de seu comando em agenda na sexta-feira
por Redação JM
Em uma demonstração de convivência harmoniosa e colaborativa, o reitor, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, a presidente da FAT, professora doutora Mônica Palomino, e os membros da reitoria da Urcamp receberam uma comitiva liderada pelo comandante da terceira Brigada de Cavalaria Mecanizada de Bagé, General Talmo Evaristo Nascimento, com os oficiais de seu Estado Maior. O encontro realizado nos turnos da manhã e tarde desta sexta-feira serviu tanto para aproximar as duas instituições que possuem em comum o espírito público e comunitário quanto para informar as corporações militares de Bagé sobre a história, infraestrutura e compromissos da Urcamp na região.
Recebida na Reitoria pela manhã, a comitiva do general Talmo foi conduzida pelo campus central, onde visitaram salas de aula e estrutura de atendimento aos acadêmicos. Durante o roteiro, os militares conheceram o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Urcamp e seus projetos de garantia de acesso gratuito à justiça à população de baixa renda. “Acredito que além dos serviços desenvolvidos aqui, que dão razão à existência do próprio núcleo, as iniciativas de assistência social que notamos também revelam o grande interesse social desta instituição e da equipe que a mantêm”, analisou o general observando que existem vários projetos paralelos de atendimento social junto ao NPJ.
No Jornal Minuano, a comitiva demonstrou curiosidade sobre a manutenção de notícias impressas em jornal mesmo diante de todo o apelo da internet. Ali estava a diretora Viviane Becker para informá-los de que há estratégias para garantir notícias em todas as plataformas. “Trabalhamos sempre no sentido de informação atualmente denominada 360. Ou seja, precisamos oferecer notícias e adaptar conteúdo em todas as direções, seja no portal digital, seja nas três edições impressas”, garantiu. O reitor lembrou que o Jornal Minuano serve também como espaço de estágios ao curso de Jornalismo, ao que o coordenador, Glauber Pereira, lembrou que várias reportagens impressas do jornal também se transformam em minidocumentários de vídeo feito pelos alunos para as redes sociais do jornal.
O almoço foi realizado no salão dos conselhos da Fundação Attila Taborda, onde a professora do curso de Nutrição e Gastronomia, Fernanda Severo, liderou uma equipe de acadêmicos para servir um entrecot na manteiga com ervas finas, mousseline de abóbora cabotiá e salsa riograndense. “Servimos, também, brigadeiros autorais e sazonais de bergamota com erva-mate (o bergamate) com chocolate branco”, informa a professora. A equipe e o prato foram aplaudidos. Durante este espaço, os pró-reitores de Ensino, professores doutores Rafael Bueno da Rosa Moreira e de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Guilherme Collares, fizeram explanações sobre a estrutura administrativa e acadêmica da Urcamp, tanto em bagé quanto nos demais quatro campi nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste.
À tarde , o reitor Guilherme Cassão apresentou detalhes dos serviços do Hospital Universitário da Urcamp, percorrendo os corredores e visitando as principais unidades com os visitantes. O roteiro do hospital passou pelas áreas destinadas ao hospital escola onde os cursos da Urcamp mantêm atendimento permanente à população, serviços de oftalmologia. onde o general comentou a ampla clientela atendida pelo HU. Também estiveram no Centro cirúrgico e analisaram as três salas dedicadas à cirurgia que estão disponíveis. Ao terminar a visita do HU, o general Talmo reproduziu o que parecia ser a opinião de seu grupo, “observando a estrutura deste hospital e o grupo envolvido em sua manutenção percebe-se o quanto a proposta de um curso de medicina faz sentido para a região”, comentava o comandante em resposta à explanação do professor Guilherme.
Já no Museu Dom Diogo de Souza o comandante destacou a afinidade do personagem histórico com a denominação da região militar à qual está subordinado.”Nossa região também traz no nome a figura do desbravador "Dom Diogo”. Interessado pela história do Forte de Santa Tecla, antiga construção militar que deu origem ao acampamento que viria se tornar a cidade de Bagé o general ouviu atentamente as apresentações das diretoras Maria Luiz Pegas e Carmen Barros, tanto sobre a fundação do acervo do museu por Tarcísio Taborda, quanto da fortificação portuguesa que hoje é um sítio histórico e tem seus vestígios abrigados em uma sala do Museu. Em todas as oportunidades que teve, o comandante militar elogiou a missão da Urcamp que oferece para a comunidade muito mais do que sua função primordial, que é a educação, estabelece. “Nós sentimos este espírito de entusiasmo na equipe, de querer fazer o melhor pela comunidade”, concluiu ao agradecer o convite.
{AD-READ-3}Presenças
pró-reitor de Ensino, professor doutor Rafael Bueno da Rosa Moreira;
pró-reitor de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Guilherme Collares
Do Comando da Terceira Brigada
Tenente-coronel Carlos Francisco Coelho Neto.
Tenente-coronel Vasco Ernesto Oliva Quadros. Cel Jomane Cordeiro.
Coronel Arthur Sartori Português de Souza.
Coronel Paulo Adriano Azevedo da Silva
Coronel Wendell da Silva Rodrigues