MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

As principais causas de alergias

Em 04/08/2024 às 06:01h
Giana Cunha

por Giana Cunha

As principais causas de alergias | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Freepik

É época de variação de temperaturas e muita umidade. E quem tem alergias respiratórias, imediatamente já começa a sentir os sintomas. Mas as alergias podem se manifestar de várias formas.

Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) apontam que cerca de 30% dos brasileiros têm algum tipo de alergia. Mesmo com tratamentos disponíveis e eficazes, alguns casos podem ser graves e inclusive levar à morte.

Em crianças, os pais devem ficar atentos aos sinais. A Clinipampa, com auxilio da médica pediatra Denise Zandoná, elencou algumas causas principais de alergias nos pequenos. Na alimentar, alguns alimentos podem desencadear reações. Por isso é importantea observar os sintomas após a ingestão de leite, ovos, trigo e soja, por exemplo.

Nos casos de alergias respiratórias, é preciso manter os ambientes limpos e secos, pode ajudar a reduzir a exposição aos ácaros, que estão presentes na poeira, colchões, travesseiros, entre outros. Eles são responsáveis por sintomas como espirros, corizam coceira no nariz e olhos, além de crises de asma. Outro fator é o mofo, também causador de problemas respiratórios e alergias, por isso a necessidade de manter os ambientes ventilados e secos para evitar a exposição.

Buscar atendimento médico ao perceber os sintomas é fundamental, para não haver agravamento nestes casos. Até porque cada alergia requer um tratamento específico.

{AD-READ-3}

Em tempo: em 8 de julho celebrou-se o Dia Mundial da Alergia, data que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância com os cuidados de reações alérgicas, potencialmente fatais em alguns casos. A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) alerta que um quadro alérgico ocorre quando o sistema imunológico entende que uma proteína pode ser perigosa ao corpo humano, mesmo que ela não seja. É como uma resposta exagerada do sistema imunológico contra substâncias que deviam ser bem toleradas.

Principais formas de manifestação:

  • Dermatológica: manifesta-se através de feridas na pele ou lesões avermelhadas, ásperas e muitas vezes descamativas. Um exemplo de quadro alérgico que ocasiona esse tipo de lesão são as dermatites.
  • Gastrointestinal: existem alguns tipos de alergias alimentares que são mais comuns durante a infância e afetam o trato digestivo, já outras alergias alimentares podem se espalhar pelo corpo e gerar outros sintomas associados. Leite, ovos, trigo, frutos do mar, peixes, castanhas, corantes e amendoim são os alimentos que mais causam alergias alimentares.
  • Respiratória : pode ser causada por ácaros presentes na poeira, que, quando atingem o epitélio respiratório, podem gerar quadros de asma e rinite, por exemplo. Habitualmente, manifesta-se através de tosse, chiado e falta de ar. Nos casos respiratórios, a inalação de pó e poeira doméstica, como de ácaros que acumulam em estantes e até nos colchões, representam mais risco. Há situações que são consideradas mais raras, mas também pode ocasionar um quadro alérgico, como a exposição ao sol e ao frio.

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br