MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Eleições 2024

Conjuntura e composição majoritária levam à intervenção no MDB de Bagé

Em 01/08/2024 às 13:00h

por Redação JM

Conjuntura e composição majoritária levam à intervenção no MDB de Bagé | Eleições 2024 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Partido mira composição de chapa majoritária / Foto: Tiago Rolim de Moura

O advogado Eduardo Deibler deve assumir a presidência do MDB bajeense nas próximas horas. A informação foi confirmada pela executiva estadual do partido, que deliberou por uma intervenção, no município - a terceira em 20 anos. A medida, de acordo com o departamento jurídico do MDB-RS, está relacionada a uma conjuntura estadual, que orienta os diretórios no sentido de composições com o PL.

O MDB, ainda de acordo com informações do departamento jurídico da Executiva estadual, deve indicar um nome para compor a chapa de situação, portanto, um candidato à vice na coligação encabeçada pela jornalista Roberta Mércio, do PL. Eventual alinhamento com o PT bajeense, neste contexto, foi um dos fatores que levaram à intervenção. Mas não é o único.

MDB e PL estabeleceram acordos para composição de coligações, o que reflete nos pleitos de Porto Alegre, Rio Grande, e, e âmbito regional, no cenário de Candiota. A intenção do partido, em Bagé, se estabelece para compor uma chapa majoritária, o que foi inviabilizado na aproximação com o PT, que definiu composição com o Podemos. O tempo de TV e rádio do MDB pode ser precioso para os partidos que disputam o pleito municipal.

Outro fator considerado para a intervenção diz respeito à pré-candidatura da ex-secretária municipal do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa, Lia Rejane. A então titular da pasta, que disputou as eleições de 2020 pelo PTB, formalizou filiação ao MDB, em abril, deixando o primeiro escalão para disputar o pleito. Ocorre que Lia podia ficar sem candidatura, na nova configuração, o que foi considerado durante deliberação da Executiva estadual, que aprovou a intervenção.

Para o MDB-RS, além de toda a conjuntura estadual, a composição de uma chapa majoritária, especificamente em Bagé, representa uma alternativa para fortalecer o partido no município. Com a intervenção, a expectativa é pela apresentação de um nome para composição com o PL.

Galeria de Imagens
Leia também em Eleições 2024
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br