MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Estado propõe reforma de carreiras com foco na segurança pública

Em 26/07/2024 às 17:01h

por Redação JM

Estado propõe reforma de carreiras com foco na segurança pública | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projeto deve ser votado na terça-feira / Foto: Galileu Oldenburg

Na manhã desexta-feira, 26, o governo do Estado do Rio Grande do Sul enviou à Assembleia Legislativa uma nova proposta de reforma para reestruturação das carreiras do funcionalismo público. A iniciativa, apresentada em regime de urgência, está prevista para ser debatida em sessão extraordinária na terça-feira, 30.

O projeto surge após extensas consultas a entidades representativas dos servidores da área de segurança pública e após receber contribuições de parlamentares. O governador Eduardo Leite enfatizou a importância do papel dos servidores públicos no processo de reconstrução do estado, destacando a iniciativa como parte de um esforço para fortalecer a máquina pública.

Entre os pontos principais da proposta está um reajuste de 12,49% escalonado para as categorias das forças de segurança, com parcelas previstas para janeiro e outubro de 2025, além de outubro de 2026. Há também a intenção de antecipar a primeira parcela para outubro de 2024, sujeito à aprovação parlamentar e autorização do Ministério da Fazenda.

Além dos ajustes salariais, o projeto contempla a criação de vagas no Programa de Militares Estaduais Temporários para a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, visando a realocação de servidores em atividades operacionais. A Defesa Civil também está incluída com a proposta de criação de funções gratificadas para reforçar a gestão de riscos e desastres.

Para facilitar a tramitação da nova proposta, outros projetos legislativos previamente protocolados serão reenviados em regime de urgência na primeira semana de agosto. Entre eles estão iniciativas relacionadas à estrutura da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados e à carreira da Receita Estadual e Procuradoria-Geral do Estado.

Novos avanços na área de segurança pública também estão previstos para serem apresentados em agosto, incluindo propostas como a criação de sobreaviso remunerado para a Polícia Civil e a extinção do Nível III da carreira de soldados na Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, beneficiando milhares de servidores.

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão liderou a formulação da proposta, após consultas detalhadas com as entidades de servidores. Segundo Danielle Calazans, titular da pasta, o projeto visa modernizar as carreiras do Estado, tornando-as mais atrativas e responsáveis às demandas das categorias envolvidas.

A expectativa é de que as medidas propostas contribuam significativamente para a eficiência e qualidade dos serviços públicos prestados à população gaúcha, promovendo um ambiente de trabalho mais justo e produtivo para os servidores estaduais.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br