MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Infecção pelo HPV é fator de risco para câncer de cabeça e pescoço

Em 21/07/2024 às 07:00h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Infecção pelo HPV é fator de risco para câncer de cabeça e pescoço | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: reprodução

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que cerca de 39.550 novos casos de câncer na região da cavidade oral devem ser diagnosticados em 2024. A doença oncológica pode ser tratada e controlada, desde que com detecção precoce. Foi assim que surgiu a campanha de alerta Julho Verde.

A contaminação pelo HPV é fator de risco importante para câncer de cabeça e pescoço e pode contribuir especialmente para o desenvolvimento de tumor na região da cavidade oral, que engloba a língua, as amídalas e a garganta.

O médico Tiago Giordani Camícia, oncologista e responsável técnico da Kaplan/Oncoclínicas em Uruguaiana pontua que: “Antigamente os tumores de cabeça e pescoço eram mais prevalentes em pessoas idosas, etilistas e tabagistas. Nos últimos anos, o vírus HPV (papiloma vírus humano) tem contribuído para maior incidência em jovens”.

A principal forma de infecção, em ambos os sexos, é a prática do sexo oral desprotegido e de relações sexuais com múltiplos parceiros. Por isso, o principal meio de evitar o contágio pelo HPV é o uso do preservativo. “Outra forma, indicada principalmente para prevenir o câncer de colo do útero, bem como as neoplasias de cabeça e pescoço em potencial, é a vacina contra o HPV, especialmente em meninos e meninas”, orienta o oncologista.

Um estudo apresentado no encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco), realizado em junho em Chicago (EUA), reforçou a importância da vacinação. O trabalho mostrou que a vacina pode ser eficaz em outras neoplasias provocadas pelo vírus. Os dados revelam que, principalmente nos homens, o imunizante também atua na prevenção de tumores de cabeça e pescoço. O estudo analisou indicadores de aproximadamente 5,5 milhões de pessoas, sendo que cerca de 950 mil tinham recebido a vacina do HPV entre 2006 e 2008. Os homens vacinados apresentaram um risco 56% menor deste tipo de câncer.

A vacina contra o HPV está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas e meninos na faixa de nove a 14 anos. Para grupos especiais, como os indivíduos que vivem com HIV/Aids, pessoas submetidas a transplantes de órgãos sólidos/medula óssea e pacientes oncológicos, a faixa etária é mais ampla (nove a 45 anos para mulheres, e nove a 26 anos para homens). Para os casos de imunossupressão, é necessário apresentar prescrição médica. É válido citar que as  chances de desenvolver câncer de cabeça e pescoço também podem ser consideravelmente reduzidas ao evitar o consumo de álcool e de tabaco, e manter adequada higiene bucal.

Prevenção e sinais de alerta

{AD-READ-3}

O médico ressalta ainda que os principais sinais de alerta são manchas brancas ou avermelhadas e feridas na boca que não cicatrizam em duas semanas, sensação de corpo estranho, como um espinho na garganta, dificuldade ou dor para mastigar ou engolir, bem como nódulo no pescoço e alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias.

No entanto, como esses sintomas também são causados por outras condições clínicas, o especialista frisa que é importante conversar com o médico para uma melhor avaliação. Com a detecção precoce e tratamento do câncer, o índice de cura nos casos iniciais da neoplasia nessa região pode chegar a 90%, conforme a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br