MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Meioeste Ambiental avança na implementação de Usina de Triagem em Candiota

Estrutura para processo de reciclagem pretende maximizar a eficiência na separação e reaproveitamento de resíduos

Em 20/07/2024 às 14:03h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Meioeste Ambiental avança na implementação de Usina de Triagem em Candiota | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

A Meioeste Ambiental, que opera o Aterro Sanitário de Candiota, já possui a Licença Ambiental e a estrutura do prédio necessária para iniciar a operação de uma Usina de Triagem, com produção de combustível derivado de resíduos sólidos urbanos. A empresa já atua na produção de energia elétrica através do biogás desde 2021.

De acordo com o supervisor de operações da Meioeste Ambiental, Gesiel Silveira, para iniciar a operação, falta a parte elétrica e as máquinas semi-automatizadas. Ele comenta que o processo de reciclagem irá combinar a tecnologia avançada com trabalho manual para maximizar a eficiência na separação e reaproveitamento de resíduos.

Silveira adianta que os resíduos, quando o processo for instalado, serão depositados em uma moega, onde os sacos contendo materiais recicláveis serão rompidos. Após isso, os materiais seguirão por uma tubulação com esteira e um soprador irá separar o plástico do restante dos materiais. "Este plástico, denominado CDR (Combustível Derivado de Resíduos), é então preparado para reaproveitamento", disse.

Na sequência, esse material passará por um sistema de sensores que irá separar o metal e, depois, em um processo manual, serão separados papelão, PET e vidros. O restante, composto de materiais orgânicos, será destinado ao aterro sanitário local. "O projeto ainda não foi finalizado. Estamos, no momento, à espera de recursos e priorizando as operações que já estão em funcionamento", destaca.

O Aterro Sanitário de Candiota atende cerca de 30 municípios da Metade Sul, incluindo Bagé. As instalações foram construídas dentro de uma área de mineração integrada com o Aterro, que completou 13 anos de funcionamento.

Biogás

{AD-READ-3}

Todo o material orgânico produzido no Aterro Sanitário é transformado em biogás, o que traz benefícios também para o Meio Ambiente. O local, de acordo com a Meioeste, tem a capacidade de operar com até mil toneladas por dia. A unidade conta com equipamentos adequados para atender a demanda de serviço, desde o transporte, destinação final, compactação, drenagem e extração do biogás.

O gás gerado pelo aterro é encaminhado para uma estação de geração de energia instalada dentro da unidade. A usina produz uma vazão de mil metros cúbicos por hora de biogás, gerando 1,8 mil quilowatts por hora (kWh) com dois geradores. E, com isso, o biogás é resultado da fermentação anaeróbica (em ausência de oxigênio ou de ar) da biomassa (neste caso, os resíduos descartados no aterro).

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br