MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Agro gaúcho aguarda medida provisória do governo federal

Em 19/07/2024 às 16:11h

por Redação JM

Agro gaúcho aguarda medida provisória do governo federal | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto Robispierre Giuliani

A mobilização do setor do agro e a força que tem em movimentar a economia do país motivou reuniões e mobilização nesta semana no Rio Grande do Sul.

O primeiro encontro foi em Porto Alegre, na quinta-feira, 18, durante reunião da Bancada Gaúcha com ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o ministro-chefe da Secretaria da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.

O deputado federal Afonso Hamm, que é vice-presidente da Comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados, participou da reunião de trabalho. Na oportunidade, foram definidas medidas para ampliar e facilitar o acesso ao crédito pelos produtores rurais e empresas.

Entre os pontos destacados está a dificuldade enfrentada pelos produtores rurais em acessar crédito por estarem negativados, assim como, a renegociação de dívidas junto as instituições financeiras.

Hamm comenta que foi anunciado que até o dia 30 de julho, o governo federal deverá editar uma Medida Provisória para apresentar soluções ao setor da agricultura e pecuária, tão prejudicados com estiagens e recentemente com as enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul. “Pressionamos o governo para que essa medida seja apresentada para que seja votada e concluída para atender o setor produtivo”, relata Hamm.

Hamm, que integra o grupo de trabalho da Comissão da Agricultura, que busca soluções para o Agro gaúcho, relata a preocupação em relação aos prazos de renegociação de dívidas e que a Medida Provisória é urgente para que novas negociações sejam efetivadas e a reivindicação é que tenha anistia para quem perdeu tudo.

O presidente da Comissão da Agricultura, deputado Evair de Melo, manifestou solidariedade ao Rio Grande do Sul que vive uma catástrofe que talvez o mundo não tenha visto em uma região de produção agropecuária. “A Frente Parlamentar Agropecuária e a Comissão estão empenhadas para ser fórum de debates e também para busca de soluções aos produtores gaúchos”, sintetiza.

Uma das organizadoras do movimento SOS Agro RS, Graziele Camargo, diz que o encontro foi oportuno uma vez que os ministros garantiram a edição da Medida Provisória até dia 30 e que dará suporte aos impasses dos produtores.

Movimento SOS Agro em Rio Pardo

A força de representação do agro está presente na sexta-feira, 19, no município de Rio Pardo, no Parque de Exposições da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey. O deputado federal Afonso Hamm, no ato, representou a Câmara dos Deputados e também como vice-presidente da Comissão da Agricultura. O evento também teve a presença do governador Eduardo Leite.

Hamm destaca a importância do Movimento SOS Agro RS que iniciou com grupo de pessoas como a Graziele de Camargo, Lucas Scheffer, Fábio Eckert e Silvio Lopes, respaldos pela Farsul,Fetag, cooperativas e outras entidades. O primeiro ato foi realizado em Cachoeira do Sul com mais de 5 mil produtores e agora, foi em Tio Pardo, com mais de 10 mil produtores rurais.

Durante a manifestação, Hamm comentou que o setor aguarda que a Medida Provisória te há conteúdo que atenda os produtores que precisam de suporte do governo federal com urgência. "Esperamos que a MP contemple com solução para quem tem dívidas contraídas e que perderam tudo ou quase toda produção em função das enchentes. A proposta do governo tem que atender urgente o agro gaúcho porque é uma situação de calamidade e tragédia no nosso Estado”, aponta o deputado ao destacar que o prazo da negociação das dívidas expira dia 15 de agosto e os produtores não tem mais prazo e precisa de solução por parte do governo.

Hamm comenta que o anúncio deverá ser feito mas a mobilização dos produtores deve seguir e se os pleitos não forem atendidos, é necessário ir adiante, até Brasília, para demonstrar a situação. "Queremos dignidade aos produtores. Parabéns ao SOS Agro por toda mobilização. Estamos juntos e juntos vamos vencer", conclui.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br