MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Leandro Ávila: de gandula nas quadras para referência na formação de jovens no tênis

Em 15/07/2024 às 10:33h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Leandro Ávila: de gandula nas quadras para referência na formação de jovens no tênis | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Profissional desenvolveu trabalho com base na metodologia francesa - Foto: Felipe Valduga

Leandro Rodrigues Ávila, 42 anos, natural de Bagé, transformou sua paixão pelo tênis em uma carreira inspiradora. O que começou como uma atividade simples de um menino que juntava bolinhas nas quadras do Bagé Tênis Clube, em 1995, evoluiu para uma trajetória notável que fez dele um professor de tênis reconhecido pela sua metodologia de ensino inovadora voltada para crianças. Hoje, Leandro é uma referência no desenvolvimento de jovens talentos no esporte, combinando técnica, ciência e uma abordagem educacional inclusiva.

Aos 13 anos, Leandro iniciou sua carreira sob a orientação de Paulo Alves, no Clube Cantegril, onde esteve até os 18 anos. Nesse período, surgiu a oportunidade de treinar Bruno Jaques, um dos principais talentos do país na época, levando Leandro a se mudar para Alegrete. Sua busca por conhecimento o levou até Buenos Aires, na Argentina, onde aprofundou seus estudos em preparação física e treinamento esportivo para tênis, além de participar de diversos cursos especializados.

Após cinco anos em Alegrete, Leandro retornou a Bagé, em 2005. De volta à sua cidade natal, começou a trabalhar com Paulinho, mas logo seguiu carreira solo, focando em formar uma equipe de competição voltada para o alto rendimento. Nesse mesmo ano, ingressou no curso de Educação Física na Urcamp, onde descobriu a importância da parte científica do esporte, além da técnica que já dominava.

Determinado a criar um impacto ainda maior no esporte, Leandro fundou a Escola Bageense de Tênis, em 2008. Inovando com um método inclusivo, desenvolveu um programa onde crianças de 4 a 14 anos podem aprender e evoluir no tênis, seguindo a renomada metodologia francesa. Essa abordagem começa com bolas específicas para cada fase do aprendizado, desde a bola branca até a amarela, adaptando-se ao desenvolvimento psicomotor das crianças.

Em 2010, Leandro concluiu a licenciatura em Educação Física, em Bagé e, cinco anos depois, obteve o bacharelado em Educação Física, em Alegrete, também pela Urcamp. "O estudo te abre as ideias. Se não, tu não tens uma rota clara a seguir, fica complicado. Precisa ter uma visão diferente do esporte", afirma Leandro, destacando a importância da educação no desenvolvimento de atletas.

Hoje, a Escola Bageense de Tênis conta com 60 alunos, dos 4 aos 14 anos, focando no desenvolvimento integral das crianças, não apenas na técnica esportiva. Quando completam 14 anos, os alunos passam a treinar com Igor Blois e Pedro Garcia, que têm um enfoque mais competitivo. Recentemente, esses jovens talentos têm se destacado em torneios estaduais, ganhando competições em Pelotas e em outros locais do estado.

Por fim, destaca o legado que o tênis deixou para sua vid. "O legado é o que sou hoje. O esporte me deu educação, disciplina, o caminho para seguir a vida, para me dedicar a ser um ser humano que forma cidadãos. Esse é o principal papel da escola," conclui Leandro.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br