MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Bagé registra aumento em manifestações pela Rede Nacional de Ouvidorias

Em 14/07/2024 às 11:30h

por Redação JM

Bagé registra aumento em manifestações pela Rede Nacional de Ouvidorias | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Série histórica detalha manifestações destinadas ao município / Foto: Reprodução /JM

O número de manifestações de cidadãos, no sentido do acesso à informação, direcionadas à Prefeitura de Bagé, através da Rede Nacional de Ouvidorias, aumentou no primeiro semestre de 2024, no comparativo com o mesmo período do ano passado.

A rede integra as ações de simplificação desenvolvidas pelas ouvidorias dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. De acordo com relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), 130 das 144 manifestações apresentadas entre janeiro e junho foram respondidas dentre do prazo estabelecido pela legislação, o que representa 86%. Foram 55 reclamações, 43 solicitações, 36 denúncias e dois elogios.

Coordenada pela Ouvidoria-Geral da União, a Rede Nacional de Ouvidorias é um fórum de integração das ouvidorias públicas. Todas as ouvidorias que fazem a adesão à rede podem utilizar gratuitamente a Plataforma FalaBR e ter acesso às ações de capacitação para agentes públicos em matéria de ouvidoria, acesso à informação e simplificação de serviços.

A legislação que regula o recebimento, a análise e a resposta de manifestações veda exigências relativas aos motivos que determinam a apresentação de manifestações, prevendo que a certificação da identidade do usuário de serviços públicos somente será exigida quando a resposta à manifestação implicar o acesso a informação pessoal própria ou de terceiros.

No primeiro semestre do ano, oito manifestações foram arquivadas, por falta de clareza ou insuficiência de dados. O maior número de manifestações foi registrado em março (34). Os números superam as estatísticas do primeiro semestre do ano passado, quando a Prefeitura de Bagé recebeu 99 manifestações e arquivou seis. Mais da metade (53%) foi atendida fora do prazo. Em 2023, entre janeiro e junho, foram 16 reclamações, 50 solicitações, 25 denúncias e duas sugestões.

A Prefeitura de Bagé aderiu à rede em 2018. Desde então, o Executivo bajeense recebeu 1.150 manifestações, com resolutividade de 98,81%. Pouco mais de metade (51%) das 1.095 manifestações foi respondida fora do prazo. Apenas 44 foram arquivadas. De acordo com levantamento da CGU, acesso à informação lidera a lista de manifestações, com 83 registros, seguido de infraestrutura urbana (81), licitações (77) e serviços urbanos (72).

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br