MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Professores da Urcamp avaliam trabalhos na II Mostra Científica da Escola Estadual Farroupilha

Em 12/07/2024 às 07:20h

por Redação JM

Professores da Urcamp avaliam trabalhos na II Mostra Científica da Escola Estadual Farroupilha | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Ascom

Respeitando o compromisso de instituição comunitária e os princípios de incentivo à Iniciação Científica do CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, os professores e coordenadores de cursos da Urcamp participaram como avaliadores em várias feiras e mostras de ciências nas escolas públicas e particulares do município e na região onde tem suas unidades. A ideia é incentivar a participação colaborativa, desenvolver habilidades de pesquisa e de apresentação de projetos. 

Na noite de quarta-feira, os docentes estiveram na Escola Estadual de Ensino Médio Farroupilha, onde acontecia a II Mostra Científica que, em 2024, escolheu o tema “Empreendedorismo e sustentabilidade”. O salão da escola reuniu os alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos - EJA. A assistente da Pró-reitoria de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Rosete Kohn, acredita nas mostras escolares porque são o embrião da pesquisa.”É pela prática da investigação, da experimentação escolar que tem início o gosto pela ciência. E a ciência é o que melhora a qualidade de vida de produtos e serviços em sociedade”, avalia. 

Já a coordenadora das escolas da Urcamp, professora Tamyris Ramos, vê nos eventos a possibilidade de atrair mais trabalhos para a Feira Nacional de Ciência e Tecnologia desenvolvida pela Urcamp em parceria com o MCTI e com o CNPq. “A gente identifica muito trabalho interessante e alunos com desempenho ótimo que podem estar na iniciação científica da nossa feira e do Congrega Urcamp”, antecipa. A equipe da Urcamp também destaca que os eventos científicos ampliam a capacidade de interação entre estudantes e professores pelo desafio de orientar a produção de propostas conjuntas.  

O vice-diretor do noturno, Deivid Quintana, considera a presença dos professores da Urcamp muito importante. “Para toda escola, tanto para a gestão escolar, liderada pela diretora Cláudia Gonçalves, quanto para professores orientadores e, principalmente, para os alunos, pelos feedbacks, elogios e incentivos para pesquisa”, aponta. Quintana também destaca que os alunos adoraram a experiência. “Para muitos foi a primeira mostra científica, inclusive teve grupos convidados para apresentar seus projetos na Urcamp”, comemora. “O feedback das docentes fez os alunos acreditarem que a pesquisa pode ser interessante e que eles são capazes de empreender no seu próprio conhecimento para um crescimento pessoal e profissional futuramente”, avalia.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br