MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Curtas da política

Em 11/07/2024 às 12:00h

por Redação JM

Assembleia Legislativa aprova orçamento para 2025

O plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, na terça-feira, 9, sete das oito matérias previstas na agenda de votações. Entre os destaques está o projeto de lei 130, de autoria do poder Executivo, que define as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2025.

Com 31 votos a favor e 12 contrários, o projeto foi aprovado após intensos debates. O documento delineia as metas e prioridades da administração pública estadual para o próximo exercício econômico-financeiro, considerando os impactos do recente evento climático no Rio Grande do Sul sobre as receitas e despesas do Estado.

A proposta foi previamente analisada pela Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, que acolheu o parecer favorável do deputado Frederico Antunes, do Progressistas. Durante a discussão, foram propostas 27 emendas parlamentares, das quais três foram acatadas pelo relator e outras duas foram apresentadas como emendas de comissão. O plenário ratificou o bloco das emendas com parecer favorável, além das emendas de comissão.

Programa de escolas cívico-militares é questionado no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) está analisando a Ação Direta de Inconstitucionalidade, que contesta a lei que institui o programa de escolas cívico-militares no Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa é questionada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e pelo Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul, tendo como relator o ministro Dias Toffoli.

A ação foca na lei estadual 16.128, de 2024, argumentando, entre outros pontos, que a presença de policiais militares como monitores em escolas estaduais ultrapassa as atribuições constitucionais dessa categoria. As entidades também criticam o modelo de gestão das escolas cívico-militares, baseado em hierarquia e disciplina, que poderia comprometer princípios como a livre escolha de cátedra e o livre aprendizado.

Além disso, questiona-se a competência legislativa, destacando que a União tem exclusividade para legislar sobre diretrizes e bases da educação. Segundo os argumentos apresentados, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional não delega competência para autorizar a implantação desse modelo de escola, e o Plano Nacional de Educação (PNE) tampouco faz menção específica. A decisão do STF terá repercussões significativas para o modelo de educação do estado e pode estabelecer precedente sobre as competências legislativas em matéria educacional.

Mais de 30 projetos protocolados em um mês

Pouco mais de 20% dos projetos apresentados em 2024, que tramitam na Câmara de Bagé, foram protocolados no mês de junho. A maior parte das proposições, apresentada pelo Executivo, trata sobre autorizações para abertura de crédito.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br