MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Bagé cria o Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva

Órgão será vinculado à Secretaria Municipal da Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência

Em 11/07/2024 às 15:31h

por Redação JM

Bagé cria o Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: ArquivoJM

Por meio de legislação aprovada pela Câmara, a Prefeitura de Bagé deve criar o Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva, que será vinculado ao Gabinete do secretário municipal da Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência.

O espaço é uma instância da gestão municipal de saúde, responsável por elaborar e implementar a Política Municipal de Educação em Saúde Coletiva, envolvendo a formação, a qualificação e o aperfeiçoamento em saúde coletiva aos trabalhadores da saúde.

O trabalho prevê o desenvolvendo de atividades de pesquisa, educação permanente e continuada em saúde, além de articulações com as instâncias regionais, estaduais e federais da educação permanente, as instituições formadoras e o controle social.

O público-alvo são os trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) Municipal, docentes e discentes vinculados a estágios curriculares e práticas disciplinares na rede municipal de saúde.

Para viabilizar as ações intersetoriais de educação em saúde coletiva, faz-se necessária uma articulação entre os gestores de saúde, trabalhadores da saúde, instituições de ensino (universidades e escolas técnicas), docentes e discentes vinculados a estágios curriculares e práticas disciplinares na rede municipal de saúde e instâncias de controle social.

O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, argumenta que a criação do núcleo ‘se dá pelo fato de as equipes de saúde já vivenciarem este processo no seu dia a dia de trabalho, porém ainda não está regulamentada’. “Se faz necessária esta regulamentação, pois a mesma já está estabelecida nos demais níveis governamentais através do Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva (NURESC) e Secretaria de Gestão do Trabalho e a Educação na Saúde (SGTES)”, pontua.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br