MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Câmara aprova vedação da nomeação para condenados pela Lei Maria da Penha

Em 03/07/2024 às 08:12h

por Redação JM

Câmara aprova vedação da nomeação para condenados pela Lei Maria da Penha | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: ArquivoJM

O Legislativo bajeense aprovou, na segunda-feira, 1º de julho, um projeto de lei que veda a nomeação, no âmbito dos poderes Legislativo e Executivo, para todos os cargos ou funções em comissão da administração direta e indireta, de pessoas que tiverem sido condenadas nas condições previstas na Lei Maria da Penha. A vedação, na prática, já está em vigor em Bagé.

A proposta do vereador Carlos Adriano Silveira Carneiro (Esquerda), porém, traz uma mudança. Se a redação for sancionada, pessoas que tiverem sido condenadas e estejam ocupando cargos ou funções em comissão da administração direta ou indireta deverão ser exoneradas em até 30 dias (contados a partir da publicação da legislação). Este ponto não era, até então, contemplado pela legislação municipal.

A nomeação para cargos em comissão e a designação para função gratificada ou gratificação de função no âmbito dos órgãos da administração direta e indireta do Executivo e do Legislativo, para condenados pelas infrações previstas na Lei Maria da Penha, já é vedada pela Lei da Ficha Limpa Municipal. A proibição foi proposta e aprovada em 2020, por iniciativa da então vereadora Elidiane Lobato.

A Câmara rejeitou um emenda à proposta de Esquerda, apresentada pela vereadora Beatriz Souza, do PSB, que previa ampliar a vedação para ‘demais crimes contra a mulher’. Na justificativa que apresentou à Câmara, Esquerda argumenta que ‘com a proposta pretende-se consolidar o enfrentamento a violência contra a mulher, a medida que se cria mais barreiras a impunidade diante de barbáries noticiadas diariamente em nossa sociedade’.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br