MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Câmara dos Deputados pode votar projeto que trata de usinas a carvão

Em 02/07/2024 às 08:15h

por Redação JM

Câmara dos Deputados pode votar projeto que trata de usinas a carvão | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Medida pode contemplar Usina Termelétrica Candiota – Fase C / Foto: Yuri Cougo Dias

A Câmara dos Deputados aprovou requerimento do deputado federal José Guimarães, do PT do Ceará, de urgência para votação do projeto que assegura a participação de usinas movidas a carvão mineral nos leilões de reserva de capacidade de potência. A proposição, que agora será apreciada em plenário, pode contemplar uma demanda específica, relacionada à Fase C de Candiota.

A energia de reserva é uma forma de contrato implementada no setor elétrico brasileiro a partir de 2008. Essa modalidade de contrato é estabelecida através de leilões nos quais os empreendimentos são contratados com o propósito exclusivo de reforçar a segurança no abastecimento de energia no Sistema Interligado Nacional.

O projeto abrange proposto por Guimarães beneficia as usinas já em funcionamento, desde que apresentem algum programa de transição energética convertendo a utilização de carvão mineral em gás natural ao longo da vigência do novo contrato. No cenário local, a iniciativa ganha destaque diante do arquivamento do projeto que alteraria a lei criada em 2022, para estabelecer o Programa de Transição Energética Justa, incluindo a região carbonífera do Rio Grande do Sul.

A proposta que tratava sobre a transição energética foi retirada de tramitação pelo senador Paulo Paim, do PT gaúcho. A medida, na prática, alteraria o programa federal já em vigor, promovendo uma transição energética para as regiões carboníferas dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, incluindo a contratação de energia elétrica gerada pelo Complexo Termelétrico Jorge Lacerda e pela Usina Termelétrica Candiota – Fase C, de Candiota.

E a proposta que tramita na Câmara dos Deputados não é a única que trata sobre demandas do setor. Uma modificação na proposição que institui o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten), em pauta no Senado, também pode contemplar Candiota.

Debate no Senado

Aprovado pela Câmara dos Deputados, em março, o projeto de lei que institui o Paten para incentivar projetos de desenvolvimento sustentável com recursos de créditos de empresas perante a União, pode ser modificado, no Senado, contemplando demandas do setor carbonífero.

Emenda apresentada pelo senador Esperidião Amin, do Progressistas de Santa Catarina, prevê o estímulo de atividades relacionadas à transição energética justa em regiões carboníferas, incluindo o desenvolvimento de empresas e setores econômicos que venham contribuir para o desenvolvimento das regiões carboníferas.

A emenda que tramita junto ao projeto também contempla o estímulo de atividades que resultem na edução das emissões de gases de efeito estufa da atividade carbonífera e na utilização de resíduos, prevendo, ainda, estímulos à geração de novos negócios a partir do carbono sustentável e subprodutos.

O projeto que institui o Paten cria dois incentivos: o Fundo de Garantias para o Desenvolvimento Sustentável (Fundo Verde) e a transação tributária condicionada ao investimento em desenvolvimento sustentável. O objetivo é promover atividades que estimulem a redução das emissões de CO².

Esperidião Amin defende que o projeto seja emendado para garantir que o Paten também alcance projetos relacionados à transição energética em regiões carboníferas. “As regiões carboníferas, que até hoje são importantes para garantir a segurança energética brasileira, carecem de recursos para financiar a diversificação de suas economias em favor das atividades de baixo carbono”, argumenta.

Para o senador, ‘dinamizar as regiões que hoje dependem economicamente do carvão certamente contribuirá para desenvolver atividades produtivas de baixo carbono’. “Propomos alterar o projeto para permitir que recursos do Paten sejam destinados a atividades relacionadas à transição energética justa em regiões carboníferas”, reforça.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br