MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Medicina Veterinária apresenta Mostra de Projetos Integradores e de Extensão

Programação teve desfile de filhotes para adoção

Em 14/06/2024 às 16:41h

por Redação JM

Medicina Veterinária apresenta Mostra de Projetos Integradores e de Extensão | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Ascom

O curso de Medicina Veterinária da Urcamp apresentou, na noite de quinta-feira, dia 13, o resultado do que foi pesquisado pelos acadêmicos dentro da proposta dos Projetos Integradores durante todo o semestre. A opção foi reunir os trabalhos em uma “Mostra de Projetos Integradores e de Extensão”, que representa a ação organizada com apoio de professores e mentores no sentido de identificar demandas da comunidade e apresentar soluções para problemas apresentados por profissionais, organizações públicas ou privadas. Cada projeto atende uma necessidade real indicando a possibilidade de contribuir para o fortalecimento da prática da Medicina Veterinária na região.  

"Além do conhecimento científico proposto nos trabalhos, cada grupo também fortalece o olhar institucional para as preocupações sociais e prestação de serviços comunitários", explicou o pró-reitor de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Guilherme Collares. Um dos trabalhos apresentados foi sobre “Otite em cães: diagnóstico de animais sintomatizados no município de Bagé”, pesquisa desenvolvida pelos acadêmicos Valquíria Brendler e Bolivar Ferreira, do 8ª semestre. O tema do trabalho foi sugerido por uma trabalhadora autônoma que identificou a doença em seus cães. 

Além do diagnóstico e tratamento de forma gratuita, a pesquisa serviu como aprendizado. “A gente tentou abordar uma das enfermidades mais relatadas nas clínicas veterinárias, uma infecção que acontece no canal auditivo do cão. Nós conseguimos, em cada projeto, aprofundar uma área específica e isso nos traz ainda mais conhecimento”, revela o estudante

A atividade ainda contou com um desfile de filhotes para adoção, organizada pelos acadêmicos. A estudante de Medicina Veterinária, Vitória Simões Pires, escolheu o dela e conta que foi amor à primeira vista. “É importante que a comunidade saiba e apoie esse trabalho de adoção que fazemos aqui no curso”, pontuou.

Espaços para compartilhar conhecimento também integram a programação. Por isso, os estudantes buscam trazer profissionais para aprofundar temas de sala de aula. Um desses assuntos veio através da palestra sobre “Cistite idiopática felina”, ministrada pela médica veterinária Beatriz Azevedo. Ela explicou como identificar a patologia. Normalmente, os felinos têm predisposição para doenças do trato urinário inferior por terem a urina mais concentrada e também por uma ingestão espontânea de água mais baixa, entre outros motivos. Segundo a veterinária, são inúmeros os distúrbios que podem ocorrer, variando de leves a graves e podendo ser associados a alterações na estrutura e função da bexiga e da uretra dos gatos.

Os sinais se manifestam de acordo com a gravidade da doença e com interrupção do fluxo urinário parcial ou total. São eles: prostração, fraqueza, diarreia, anorexia, desidratação, depressão, isolamento, entre outras. Para tratar é fundamental que se faça um exame minucioso para investigar histórico clínico, manejo alimentar, rotina e os hábitos do pet.

Roda de conversa

O segundo momento foi uma roda de conversa com o tema: Leishmaniose Visceral Canina, com os médicos Veterinários Moreira Lopes, Severo Rocha, Renata Silveira Holzshuh, Vitória Ramos de Freitas e com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Urcamp, Paula Costa dos Santos. “Essa mostra é fundamental para o aluno também identificar qual área ele vai trabalhar. Os Projetos Integradores, além de darem um retorno para a sociedade, colocam o aluno na prática, desde o primeiro módulo, e fazem com que eles conheçam a realidade da comunidade onde moram, assim, a gente não forma só profissionais: formamos cidadãos”, conclui a professora.

 

O QUE É PROJETO INTEGRADOR?

É uma componente curricular que prevê o desenvolvimento e apresentação de projeto de pesquisa, estudo de caso ou produção de protótipos originados de um problema real apontado pela comunidade. A demanda (ou problema) pode ser cadastrada por profissional liberal, pessoa física, organização pública ou privada junto ao portal Soui da Urcamp. Escolhido o problema a ser investigado, os acadêmicos montam um projeto sob orientação de um professor e acompanhamento de mentores. O resultado aponta para uma proposta de solução do problema. O trabalho também pode ser voltado a favorecer dinâmicas na prestação de serviços sociais.   

Cadastre sua demanda em - Plataforma Soui - www.soui.urcamp.edu.br

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br