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Estado

Reitores entregam ao ministro Pimenta proposta para impedir aumento da evasão no ensino superior

Em 09/06/2024 às 07:35h

por Redação JM

Reitores entregam ao ministro Pimenta proposta para impedir aumento da evasão no ensino superior | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Reitores das universidades comunitárias se reuniram, na quinta-feira, 6, em Porto Alegre, com o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, para dialogar sobre os impactos e desdobramentos na educação superior gaúcha após a maior tragédia climática da história.

Na ocasião, a comitiva entregou uma proposta – o Programa de Bolsas Recupera RS – elaborada pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) e pela Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (Abiee).

O Programa de bolsas Recupera RS, uma proposta de caráter temporário, pretende estabelecer uma barreira ao aumento da evasão no ensino superior gaúcho em face da projetada redução da atividade econômica e estabelecer uma estratégia para garantir a retomada do crescimento do Estado.

Para o presidente do Comung e Reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Frederico Henn, “ as universidades comunitárias estão diretamente inseridas nas comunidades e conhecem as realidades das regiões, portanto, o objetivo do programa Recupera RS, mesmo com seu caráter temporário, buscará conter o aumento da evasão de estudantes e também atuará como estratégia para garantir a retomada do crescimento do RS", pontuou o reitor.

Já o vice-presidente do Comung e reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, acrescentou que as instituições querem participar do projeto de reconstrução do Estado e que a educação, a ciência e a tecnologia, bem como todas as ações das universidades comunitárias, são muito importantes, inclusive para a economia gaúcha. “Temos mais de 25 mil alunos impactados diretamente e muitos outros indiretamente, então é preciso pensar na possibilidade de acesso e permanência dos estudantes no ensino superior, porque é isso que vai garantir um Estado com qualidade, para um futuro diferenciado”, 

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