MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Visitantes internacionais prestigiam Semana Nacional dos Museus em Bagé

Em 21/05/2024 às 13:08h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Visitantes internacionais prestigiam Semana Nacional dos Museus em Bagé | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Brasileiro, italiano e palestino fizeram parte de comitiva - Yuri Cougo Dias

O Museu Dom Diogo de Souza inaugurou, no sábado, 18, a programação local da 22ª Semana Nacional dos Museus. O evento, realizado por instituições de todo o país, comemora a preservação de acervos históricos e artísticos. Em Bagé, uma série de programações estão previstas para incentivo de visitações, até o dia 30, no Dom Diogo de Souza e no Museu da Gravura Brasileira (Cenarte Memória), ambos são mantidos pela Fundação Attila Taborda (FAT/Urcamp).

Com um acervo de abrangência estadual, o Museu Dom Diogo de Souza costuma atrair visitantes de diversas nacionalidades. Um exemplo disso foi registrado no sábado, na abertura da Semana Nacional dos Museus. Um grupo de técnicos da Saipem, empresa de construção de módulos para plataforma navais que opera em Rio Grande, visitou as mostras do museu. O trio era composto por três nacionalidades: o brasileiro Marco Menegotto (Gerente de Projetos), o italiano Andrea Ena (Engenheiro de Projetos) e o palestino Adnan El Maoued (Gerente de Construção).

Segundo Menegotto, as enchentes atingiram a área da empresa, que opera com 90 trabalhadores de 25 nacionalidades. Por conta disso, estão há uma semana refugiados em Bagé e, devido às circunstâncias, utilizaram o tempo livre na cidade para fazer uma visitação no Museu Dom Diogo de Souza. Eles devem ficar por mais sete dias na Rainha da Fronteira. “Achei bastante interessante por ser um museu de colonização portuguesa e o fato de ter sido um hospital. Também me chamou a atenção a forma como ele é mantido, por uma universidade. Muito bom poder observar um acervo histórico tão importante sobre o Rio Grande do Sul e o país”, destaca.

Proposta solidária

Além da relevância artística e histórica, a programação local também se caracteriza pelo respeito aos princípios de solidariedade observados no Rio Grande do Sul frente à catástrofe climática que assolou a capital e outros 460 municípios gaúchos. Por isso, conforme uma das curadoras dos Museus da Urcamp, Carmen Barros, todas as mostras, exposições e eventos ligados às comemorações receberão donativos muito especiais: brinquedos e materiais de arte. “Um museu acolhe a memória, a história, mas faz isso voltado ao futuro. E as crianças são o futuro de um país. Por isso, estamos solicitando este tipo de doação”, apela.

A cada ano, o Instituto Internacional de Museus propõe um tema a ser desenvolvido. Em 2024, a ideia é Museus, educação e pesquisa, o que, segundo Carmen, coincide com a ação exercida em Bagé. “Recebemos mais de 14 mil visitas escolares anualmente e oferecemos o acervo e espaços para muitos pesquisadores de todo o país”, relata.

O reitor da Urcamp, professor Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança esteve presente na abertura da programação local da Semana Nacional dos Museus. Para ele, participar de um evento dessa magnitude representa um ato de preocupação com a memória e identidade da comunidade onde a Urcamp está inserida. “Esse evento nos faz relembrar da importância da nossa identidade. Preservar o patrimônio material e imaterial é contar para a história quem fomos, quem somos e o que nos tornaremos”, avalia.

ATENDIMENTO

Museu Dom Diogo de Souza

Manhã: 8h30 – 11h30

Tarde: 14h – 17h

Museu da Gravura Brasileira

Tarde: 14h – 17h

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br